Project Nr: 2018-1-ES01-KA229-050651 (2018-2020)

PROJETO

O projeto Dietas Sustentáveis ​​enfrenta o desafio crucial da nutrição saudável sob uma nova perspectiva. No projeto, os alunos podem vincular o tópico compulsório da nutrição à sustentabilidade e ao aquecimento global. Para alcançar mais estudantes e suas famílias, o projeto liga este projeto às emoções, através de uma abordagem artística.

O projeto Dietas Sustentáveis “SUSDI” é baseado numa análise das necessidades das escolas participantes com base em seus resultados em Ciências e Matemática obtidos em avaliações internacionais (PISA, TIMMS) pelos seus países, e as recomendações de ações a serem adotadas pelas escolas. com baixos resultados acadêmicos (PISA, 2016), e ligado à atual crise econômica nas recomendações da UE e da FAO sobre o consumo de alimentos. Duas das escolas pertencem a países (Eslováquia, Espanha) que têm baixos resultados em ciências, uma escola a um país (Áustria) cujos alunos apresentam resultados elevados e a quarta escola de Portugal pertence a um país que melhorou significativamente na última avaliação do PISA . Estudos do PISA (2016) apontam que as escolas que implementam atividades extra-científicas melhoram seus resultados científicos. Isto está de acordo com o facto de a escola de Portugal ter começado a implementar projetos científicos nacionais e internacionais nos últimos anos. O SUSDI visa contribuir para capacitar os jovens e a sua capacidade de participar ativamente na sociedade e de lhes permitir desempenhar um papel ativo na sociedade e alcançar a realização pessoal.

O principal grupo alvo do projeto são estudantes do ensino secundário. Outros grupos envolvidos são famílias, professores e associações locais

Deve ser financiado porque enfrenta um antigo desafio de uma nova perspectiva e porque a equipe do projeto é de alta qualidade: os professores que lideram o SUSDI em suas organizações são altamente experientes em Educação Científica Baseada em Inquérito, esta é uma metodologia altamente recomendada em Educação Científica. Os parceiros iniciaram ações locais para melhorar os resultados dos alunos, especialmente na área de ciências. Embora três das escolas (INS Sabadell, BG / BRG Biodekgasse Baden e Gymnazium Jana Chalupku) não tenham experiência em projectos Erasmus nos últimos três anos, os líderes locais do projecto têm experiências anteriores em Projectos Europeus, e a escola experiente de Portugal (Agrupamento de Escolas de Trigal de Santa Maria) é altamente experiente e pode ser um excelente guia.