Ambulatório de Reumatologia

O titular da Disciplina de Reumatologia da Escola Paulista de Medicina (EPM) teve seu treinamento na França, e tinha conhecimento do valor que os tratamentos não medicamentosos poderiam adicionar no cuidado com estes pacientes.

Em 1986 convidou a fisioterapeuta Leda Magalhães de Oliveira, que atendia seus pacientes de consultório, para conhecer o serviço da EPM, e dar algum suporte aos pacientes de seu serviço. O atendimento, inicialmente, era apenas orientação domiciliar, realizado em conjunto com o atendimento médico. Ao mesmo tempo houve uma preocupação de passar aos residentes e pós-graduandos da disciplina o valor dessa atenção. 

Em 1988 houve a contratação de um grupo de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais alocados no Setor de Fisiatria da Ortopedia, por questões funcionais. Logo em seguida foi aberto um programa para treinamento de fisioterapeutas em uma modalidade multidisciplinar, em que o profissional tinha oportunidade de conhecer várias disciplinas, realizando atendimento em diferentes enfermarias.

A evolução levou a uma maior necessidade para o atendimento também ambulatorial, com a abertura de um serviço de aprimoramento voltado somente para a Reumatologia, pioneiro no país, sob a orientação da fisioterapeuta Leda Magalhães de Oliveira.

No primeiro ano, 1991, foram abertas três vagas, mas no ano seguinte estabeleceu-se o número de seis vagas anuais, que segue até hoje.

Logo a seguir houve a criação da pós-graduação em Reabilitação, multiprofissional e multidisciplinar, que após alguns anos se extinguiu com a criação de programas de pós-graduação de cada disciplina na modalidade de Ciências da Saúde.

Além do atendimento hospitalar a disciplina de Reumatologia durante muitos anos teve um setor de atendimento ambulatorial na instituição Lar Escola São Francisco, conveniada com a Universidade Federal de São Paulo. Após a extinção desse convênio o atendimento passou a ser em próprio alugado. São atendidos em sessões individuais e em grupo além de atendimentos especiais para o desenvolvimento de pesquisas, apresentadas em Congressos Nacionais e Internacionais. Os residentes médicos do serviço e de outros serviços, que manifestem interesse, tem oportunidade de treinamento sobre as necessidades e propostas de tratamento possíveis em cada doença da área. O atendimento inclui a confecção de órteses de membros superiores, palmilhas especiais, educação ao paciente, sessões individuais e em grupo para pacientes, além de um ambulatório multidisciplinar para prescrição da reabilitação adequada. 

Até hoje, no programa de aprimoramento com duração de um ano, passaram pelo serviço quase noventa profissionais da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional.

Atualmente temos 3 leitos na enfermaria da Reumatologia, pois devido a obras, o número de leitos diminuiu, e estes pacientes internados são devido a doenças reumatológicas de base.

A assistência de reabilitação destes pacientes internados tem como objetivo, orientar o posicionamento adequado no leito, realizar exercícios visando melhorar a dor, melhorar ou manter a função e a qualidade de vida dos pacientes.

Após a alta os pacientes são direcionados ao Setor de Reabilitação em Reumatologia onde continuam o atendimento ambulatorialmente.

Fisioterapeutas da Unidade:

Graduação em Fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Doutorado em Ciências - UNIFESP

E-mail: anamajones@gmail.com