Sobre

O Hospital São Paulo (HSP) é um dos mais importantes centros de referência em alta complexidade do país. É um hospital universitário, vinculado à UNIFESP, de grande porte, que atende diariamente mais de 4.500 pacientes ambulatoriais e 1.200 em Pronto-Socorro/Pronto-Atendimento. Na Grande São Paulo, é responsável pela cobertura de uma área que abrange mais de 5 milhões de habitantes, além de atender pacientes oriundos de outros municípios e estados da federação.

Com 743 leitos, o HSP destina 651 leitos para adultos e 92 para a Pediatria, subdivididos da seguinte forma: 121 leitos de UTI e Semi Intensiva, 51 leitos de Emergência, 510 leitos de Unidades de Internação e 61 leitos de Hospital-dia.

O atendimento fisioterapêutico Hospitalar é fundamental para a recuperação dos pacientes com diversas doenças, onde o fisioterapeuta é responsável pela avaliação, elaboração e execução do tratamento, além de sua parceria com a equipe multidisciplinar para a maior comodidade e melhor reabilitação dos diversos tipos de pacientes, como os pós-cirúrgicos, transplantados, ortopédicos, neurológicos, ou clínicos.

Segundo o Ministério da Saúde, as patologias musculoesqueléticas fazem parte das DCNT (Doenças Crônicas não Transmissíveis) e são responsáveis por 58.5% das mortes totais no mundo e 72% das mortes totais no Brasil, além de serem responsáveis por 75% dos gastos com atenção à saúde pelo SUS. Por esses e outros motivos, a presença do Fisioterapeuta nas equipes dos setores hospitalares é de extrema importância para os pacientes, desde a sua entrada/procura no Pronto Socorro/Atendimento, até sua total reintegração à sociedade.

O fisioterapeuta Hospitalar trabalha tanto na área respiratória como motora com os objetivos específicos de: tratar e prevenir atrofias musculares, tratar e prevenir contraturas e deformidades, tratar e prevenir linfedemas, tratar e prevenir úlceras de decúbito, controlar a dor, prevenir complicações de síndrome do imobilismo, acelerar o processo de alta para evitar infecções hospitalares, promover uma melhor qualidade de vida em pacientes em cuidados paliativos, dentre outros.