Pediatria

UNIDADE DE INTERNAÇÃO CIRÚRGICA PEDIÁTRICA:

A unidade de internação cirúrgica pediátrica foi inaugurada em 17 de maio de 2005 com a coordenação do Dr Renato Tateyama e reformada em parceria com o ICRIM. O objetivo desta unidade é prover assistência de qualidade às crianças e adolescentes no pré e pós-operatório, reunindo em uma enfermaria com 25 leitos diversas disciplinas cirúrgicas (Cirurgia Cardíaca, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Plástica, Cirurgia Torácica, Urologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Oftalmologia, Dermatologia, Ginecologia, Vascular, Cabeça e pescoço e Neurocirurgia). Com foco na atenção integral à criança, possui uma equipe multiprofissional (fonoaudiologia, psicologia, assistente social, nutricionista, fisioterapia e classe hospitalar).

A fisioterapia esteve presente desde o início da unidade, com a atuação da fisioterapeuta Rosângela Maria da Silva e a presença dos alunos da especialização em Fisioterapia Pediátrica e Neonatal. Atualmente a equipe é composta por quatro fisioterapeutas contratados no período diurno: Israel Manta, Anelise Pinzon, Carolina Cobra e Vivian Souza e os alunos do programa de residência multiprofissional da Saúde da Criança e Adolescente estão inseridos na unidade.

As cirurgias torácicas e abdominais são os principais focos da fisioterapia, no entanto, comumente pacientes da neurocirurgia, hematopediatria e outras especialidades necessitam de atendimento e monitoração. A fisioterapia pré-operatória tem como objetivo avaliar e orientar os pacientes e acompanhantes quanto às possíveis alterações da cirurgia, sobre a função respiratória e a importância dos exercícios de reexpansão torácica regular e da mobilização precoce. Atua também na intervenção precoce diante das alterações respiratórias e na detecção de fatores de riscos que possam levar o paciente às complicações do pós-operatório.

No pós-operatório, a atuação consiste no tratamento e prevenção de possíveis complicações pulmonares, beneficiando a evolução clínica da criança, garantindo uma ventilação adequada e melhor funcionamento de outros sistemas, como o cardiovascular e o sistema nervoso. A fisioterapia motora compreende exercícios motores ativos, ativos assistidos e deambulação livre ou assistida. A atividade física precoce após a cirurgia colabora com a fisioterapia respiratória e promove aumento da coordenação motora, amplitude de movimento, resistência e da força muscular. O plano terapêutico do trabalho motor varia conforme a capacidade funcional do paciente.

A fisioterapia tem como objetivo promover o estabelecimento ou restabelecimento da função pulmonar utilizando técnicas manuais e/ou com auxílio de equipamentos, além de procedimentos técnicos (como aspiração das vias aéreas, por exemplo), favorecendo a capacidade ventilatória. Para alcançar esse objetivos atua otimizando o clearance mucociliar , na prevenção ou remoção secreções brônquicas em excesso (favorecendo as trocas gasosas), na melhora da mobilidade torácica e da ventilação pulmonar.

Fisioterapeutas da Unidade:

Graduação em Fisioterapia pela Universidade São Judas Tadeu (USJT)

Especialização em Reabilitação aplicada à Neurologia Infantil - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) 

E-mail: amanda.fraga@huhsp.org.br

Graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Lusíada (UNILUS)

Especialização em Fisioterapia Pediátrica e Neonatal - UNIFESP

MBA em Serviço de Saúde - Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

E-mail: coelho.ana@huhsp.org.br 

Graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário do Pará (CESUPA)

Especialização em Fisioterapia Pediátrica e Neonatal - UNIFESP

E-mail: b.pimentel@huhsp.org.br

Graduação em Fisioterapia pela Faculdades Integradas de Guarulhos  

Especialização em Fisioterapia Pediátrica e Neonatal pela UNIFESP

Cursando MBA em Acreditação e Gestão de Qualidade em Saúde pela Universidade Estácio de Sá

E-mail: denise.lima@huhsp.org.br 

Graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP)

Especialização em Fisioterapia Motora Hospitalar e Ambulatorial aplicada à Neurologia pela UNIFESP

E-mail: mfbfracari@gmail.com

Graduação em Fisioterapia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Especialização em Fisioterapia Pediátrica e Neonatal pela UNIFESP

Especialização em Avançado em Fisioterapia Pediátrica em Emergências e Cuidados Intensivo pela UNIFESP

Mestrado em Pediatria e Ciências Aplicadas a Pediatria pela UNIFESP

E-mail: thiago.luciano@huhsp.org.br 

Graduação em Fisioterapia pela Univesidade de Santo Amaro (UNISA)

Especialização em Fisioterapia Pediátrica e Neonatal pela UNIFESP

E-mail: ve.souza@huhsp.org.br