História

A história da Fisioterapia no Hospital São Paulo iniciou-se no final de 1986 por um pequeno grupo de voluntários, sob a tutela do estimado chefe da Disciplina de Ortopedia, Prof. Dr. José Laredo Filho. Este trabalho cresceu, ampliou-se para os ambulatórios médicos da ortopedia, com o intuito de dar continuidade a reabilitação destes pacientes após a alta hospitalar e estendeu-se também para outras enfermarias.

O Hospital passou então a dispor de fisioterapeutas nas Unidades de Neurocirurgia/Neuroclínica, Pediatria, Pneumologia, Reumatologia e Terapia Intensiva do Adulto.

Em 1991, foi criada a Disciplina de Fisiatria do Departamento de Ortopedia e Traumatologia, voltada para a reabilitação de indivíduos com doenças do aparelho locomotor. Ainda em 1991, foi assinado um convênio técnico-científico entre a Escola Paulista de Medicina e o Lar Escola São Francisco – Centro de Reabilitação, uma entidade filantrópica fundada em 1943, permitindo que a Disciplina de Fisiatria expandisse suas atividades de assistência, ensino e pesquisa. Nesse mesmo local, também funcionava a Reabilitação Pulmonar e a Gerontologia.

Em 1992, foi criado o primeiro Curso de Pós-Graduação em Reabilitação Stricto Sensu, na Escola Paulista de Medicina, viabilizando a titulação de profissionais com interesse nesta área de conhecimento, em nível de mestrado e doutorado.

Na década de 90 também foram criados diversos cursos de especialização (lato sensu), propiciando conhecimento específico ao profissional fisioterapeuta, oriundo da capital e de várias regiões do país, nas modalidades de clínica médica, neurologia, ortopedia, pediatria, pneumologia, terapia intensiva do adulto, urgência e emergência, e outros.

Depois disso, vieram vários outros cursos de especialização e, por fim, em 2005 a Residência Multiprofissional.