Ambulatório de Prematuros

O trabalho da fisioterapia no ambulatório de Prematuros da Disciplina de Pediatria Neonatal da Unifesp, iniciou suas atividades juntamente com o início do ambulatório, no ano de 1981. No princípio o setor de fisioterapia desenvolveu suas atividades com profissionais voluntários, que se revezavam periodicamente. No ano de 2010 houve a contratação de um profissional fisioterapeuta, até então voluntário desde 2007. Atualmente o setor conta com duas fisioterapeutas voluntárias, que prestam serviço em dois períodos (um período cada) e um profissional contratado que presta serviços por seis períodos.

São encaminhados para este ambulatório os prematuros que nasceram com menos de 32 semanas gestacionais, no Hospital São Paulo, Hospital Municipal Vereador José Storopolli e Hospital Estadual de Diadema e são encaminhados para a fisioterapia os bebês que preencham pelo menos um dos seguintes requisitos: atraso do desenvolvimento sensório motor, doenças e alterações neurológicas, malformações congênitas (mielomeningocele, hidrocefalia, pé torto congênito), alterações posturais, leucomalácia periventricular, HPIV graus III/IV, doença pulmonar crônica, ventilação mecânica por mais de 7 dias e nascimento inferior a 28 semanas gestacionais.

Os bebês são encaminhados para o ambulatório logo após a alta hospitalar e são acompanhados por uma equipe multidisciplinar até o fim da adolescência aos 22 anos de idade.

Fisioterapeuta da Unidade:

Graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC CAMPINAS) 

Especialização em Piscina Terapêutica - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) 

Mestrado em Saúde Materno Infantil - Universidade de Santo Amaro (UNISA)

E-mail: arthursantosfisioterapia@yahoo.com.br 

O trabalho de fisioterapia neste ambulatório é de extrema importância e de grande diferencial na reabilitação destes pacientes. Um familiar ou acompanhante está sempre presente nas sessões e recebe todas as orientações do fisioterapeuta para as atividades domiciliares. 

Todo o material fotográfico abaixo, dispõe da devida autorização para a publicação do mesmo, dos responsáveis pelos menores.