Hematologia

A unidade de internação de Hematologia do Hospital São Paulo foi inaugurada juntamente ao setor de TMO (Transplante de Medula Óssea) em 1993, passando por uma reforma surpreendente em 2012. Tem com chefe da disciplina Dr. Celso Arrais Rodrigues da Silva. 

A unidade apresenta-se com 10 leitos, 5 quartos duplos que atende pacientes para descoberta diagnóstica, para tratamentos quimioterápicos e outras indicações do perfil hematológico. Na sua grande maioria são pacientes com diagnósticos de leucemias e linfomas que necessitam de suporte terapêutico adequado e especializado, realizados pela equipe multiprofissional do HSP.

A unidade atua diretamente com a equipe de farmácia de manipulação de quimioterápicos, para tratamento dos pacientes. Necessitando ainda do suporte da equipe de infectologia pelo alto grau de infecções e mortalidade, conforme perfil dos pacientes. 

Atualmente compõem a unidade a equipe de Residência médica em Hematologia  e com a equipe fixa de enfermeiros, fisioterapeuta, técnicos de enfermagem e nutricionistas. Ainda recebe em sua unidade desde 2011 a equipe de Residência Multiprofissional dos programas de oncologia, pneumologia, urgências e emergência e transplante de órgãos. 

A fisioterapia esteve presente do setor desde 2009 e se consolidou ainda mais após o início da residência multiprofissional, tornando -se unidade referência para os residentes da oncologia. 

A fisioterapeuta Débora Navarro de Andrade, está no setor desde a ingressão da profissão na unidade e vem acompanhando o crescimento junto aos residentes desde a primeira turma.

O trabalho da fisioterapia na unidade atua na reabilitação e otimização das capacidades físicas dos pacientes internados, além do trabalho em educação em saúde, realizado em conjunto com toda equipe multiprofissional.

Atualmente o setor recebe também os especializandos da Unifesp.

Os atendimentos fisioterapêuticos são realizados conforme indicação, recebendo avaliação fisioterapêutica diária, e através de discussões de casos perante a equipe. A fisioterapia vem se mostrando de extrema importância aos pacientes transplantados por se apresentarem tão debilitados pós longo período de internação e reações pós transplantes, objetivando sua evolução e recuperação pré e pós alta hospitalar.

Fisioterapeuta da Unidade:

Graduação em Fisioterapia pela Universidade São Judas Tadeu - USJT

Aprimoramento em Neurologia Adulto - Universidade São Judas Tadeu (USJT)

Especialização em  Fisioterapia Hospitalar e Oncológica -  A C Camargo Center (A.C.C.C)

e-mail: apsantana@huhsp.org.br

Graduação em Fisioterapia pela Universidade Metodista de São Paulo (UMSP)

Especialização em Fisioterapia em Urgência e Emergência - UNIFESP

http://lattes.cnpq.br/2882898250224709

e-mail: debora.navarro@huhsp.org.br