Concurso

A MELHOR PAP

Os alunos do 3º ano apresentam os projetos desenvolvidos no âmbito da sua Prova de Aptidão Profissional. Através do concurso ‘A MELHOR PAP’, são selecionados pelos professores orientadores os três melhores projetos de cada curso. Após uma seleção, realizada por um júri multidisciplinar interno, um projeto de cada curso participa na fase final do concurso, onde é selecionada a ‘A MELHOR PAP’ por um júri externo.

Técnico de Animador Sócio-Cultural

Cristina Bernardo Pereira

Projeto: Good Morning, ESMS

O principal objectivo é colaborar de forma entusiástica com a rádio escola já existente, pretendendo contribuir para a melhorar e animar a comunidade escolar, através da animação radiofónica, feita a partir de casa, através do Youtube, para tal irei usar esta plataforma.

PAP- Cristina Pereira.pptx

Carla Amorim

A visita domiciliária: O encontro entre o técnico auxiliar de saúde e o doente em sua casa

Esta PAP tem como questão orientadora: qual a importância do TAS na visita domiciliária? Tendo como objetivo demonstrar as competências do TAS na visita domiciliária e identificar aspetos que podem melhorar a qualidade de vida do utente na visita domiciliária.

Atualmente este tema é muito pertinente pois existe muitas vezes a recusa por parte dos idosos na ida para um lar, abandonando a sua casa e as suas memórias. Assim os técnicos auxiliares de saúde que realizam a visita domiciliária, prestam autocuidados de higiene e conforto, alimentação, higiene dos espaços e despiste de complicações de saúde, permitindo que os idosos possam permanecer nas suas casas por mais tempo. Idosos rodeados de todo o bem-estar que o espaço lhe transmite e principalmente junto daqueles que mais ama: a sua família, são idosos com maior qualidade de vida.

Técnico de Restauração

Marta Rodrigues

Tema: Mel

O mel é um alimento rico, versátil, com muitos benefícios para a saúde, utilizado pelo Homem desde a Antiguidade, tendo as técnicas de extração evoluído imenso até aos dias de hoje e cujo consumo é cada vez maior.

As abelhas são as responsáveis pela formação de mel e existem imensos tipos de mel, com diferentes aromas, dependendo das flores que lhes dão origem.

Além do mel, outros produtos como pólen ou geleia real, são também ótimos para a saúde.

Em restauração, a utilização do mel é bastante diversificada, podendo ser aplicado tanto em cozinha como em pastelaria.

AMelhorPAP2020_3ºPR_N18_MartaRodrigues_Mel.pdf

Mariana Sofia Oliveira Miranda

O tema do projeto da Prova de Aptidão Profissional (PAP) assenta no “Reconhecimento de Voz” a ser incorporado no Robô Licelino.

O “Robô Licelino” é um projeto desenvolvido no Clube de Robótica da Escola Secundária Martins Sarmento, que consta no desenvolvimento de um robô, mascote da escola, que andará pelas instalações, interagindo com a comunidade escolar, em especial, com alunos e professores, e até com as pessoas que visitam as instalações da escola.

O “robô Licelino” vai ouvir alguns comandos de voz como “mexer para a esquerda” e assim irá mover-se para a esquerda como no comando indicado anteriormente. Caso o aluno pergunte alguma coisa como por exemplo “que horas são?”, o robô irá responder corretamente.

apresentação da pap-mariana

Andreia Filipa Batista Lopes

Plano de negócios – Túrron

Resumo: O projeto consiste na elaboração de um plano de negócios, para a criação de um restaurante de inspiração espanhola, cujo nome será Turrón. A missão da empresa é confecionar e comercializar pratos típicos da gastronomia espanhola com elevada qualidade e as mais avançadas técnicas culinárias, visando sempre a satisfação do cliente, respeitando o consumidor e contribuindo para o desenvolvimento turístico de Portugal.

Andreia Lopes.ppt

Ana Beatriz Carvalho

Tema: Minga London

Olá, sou a Ana Carvalho, aluna do Curso de Multimédia e vou fazer um pequeno resumo do projeto que fiz para a minha PAP. O projeto chama-se ‘Minga London Artivive’. A minha PAP surgiu da necessidade da empresa onde realizei a minha FCT, a Minga London, de arranjar formas originais de comunicar com os seus clientes e vender os seus produtos.

A Minga London é uma marca de roupa feminina online, com sede em Guimarães, e é destinada a jovens adultos, entre os 17 e 25 anos. As suas roupas são inspiradas nos anos 90 e 2000, combinadas com tendências atuais. A marca tornou-se num culto para raparigas de todo o mundo, que gostam de expressar através do que vestem e assim assumirem a sua individualidade. A marca é muito popular na China, França, Japão, Estados Unidos e Inglaterra.

Assim, tive a ideia de desenvolver uma campanha publicitária baseada numa série de pósteres animados através da tecnologia da realidade virtual aumentada. Para a criação desta campanha recorri à tecnologia do Artivive. O Artivive é uma aplicação muito recente que permite adicionar vídeos, animações e música a pósteres tradicionais, em papel. Para começar este trabalho, fotografei e filmei várias modelos profissionais nos estúdios da empresa. Esses registos foram depois trabalhados recorrendo a programas de edição profissionais. Finalmente, utilizei o Artivive para sincronizar as fotografias, os vídeos e as músicas.

A campanha funciona de forma muito simples: só temos que instalar a aplicação no telemóvel ou tablet e depois apontar para o póster. A foto ganha vida e mostra as peças de roupa de uma forma mais original. Os cartazes irão ser enviados aos clientes em cada encomenda. Deste modo, os clientes terão uma forma inovadora de conhecer os produtos da Minga London.

Já a marca irá dar-se a conhecer de uma forma diferente. Para concluir gostaria de sublinhar que é um enorme orgulho ver o meu trabalho ser realmente usado por esta empresa portuguesa que exporta para todo o mundo.

Para visualizar o trabalho, descarregue a aplicação Artivive e aponte a câmara para o póster.

finais2.pdf