Auxiliar de Saúde

Eva Margarida Lopes

O Papel do Técnico Auxiliar de Saúde na Promoção de autonomia da pessoa idosa institucionalizada no lar

O tema da minha Prova de Aptidão Profissional é o Papel do Técnico Auxiliar de Saúde na promoção da autonomia da pessoa idosa institucionalizada no lar. Promover a autonomia da pessoa idosa é uma competência chave dos TAS, que muitas vezes não é colocada em prática. Envelhecer mantendo a sua capacidade de decidir é promover um envelhecimento ativo com maior qualidade de vida para os nossos idosos. Então surgiu a minha questão problema que originou a minha PAP: Como Técnica Auxiliar de Saúde que competências posso mobilizar nos cuidados diários que presto, para promover a autonomia da pessoa idosa institucionalizada no lar?

José Manuel Pereira

A Depressão, O olhar atento de um Técnico Auxiliar de Saúde (TAS)

No decorrer da minha Formação em Contexto de Trabalho surgiu-me uma questão-problema, de onde, posteriormente, surgiu a minha Prova de Aptidão Profissional (PAP), esta era a seguinte: Que estratégias posso adotar, enquanto Técnico Auxiliar de Saúde, para prevenir a depressão tanto nos idosos que cuido, como na comunidade escolar onde estudo?

Assim, com a minha PAP, pretendo dar resposta à mesma questão, implementando medidas de prevenção contra a depressão nos idosos e nos jovens e alertando-os para a importância da mesma.

Carla Amorim

A visita domiciliária: O encontro entre o técnico auxiliar de saúde e o doente em sua casa

Esta PAP tem como questão orientadora: qual a importância do TAS na visita domiciliária? Tendo como objetivo demonstrar as competências do TAS na visita domiciliária e identificar aspetos que podem melhorar a qualidade de vida do utente na visita domiciliária.

Atualmente este tema é muito pertinente pois existe muitas vezes a recusa por parte dos idosos na ida para um lar, abandonando a sua casa e as suas memórias. Assim os técnicos auxiliares de saúde que realizam a visita domiciliária, prestam autocuidados de higiene e conforto, alimentação, higiene dos espaços e despiste de complicações de saúde, permitindo que os idosos possam permanecer nas suas casas por mais tempo. Idosos rodeados de todo o bem-estar que o espaço lhe transmite e principalmente junto daqueles que mais ama: a sua família, são idosos com maior qualidade de vida.