Informática

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

APPChoice

O projeto APPChoice tem como objetivo proporcionar aos alunos de uma instituição de ensino uma forma fácil de fazer ouvir e de conhecer a sua opinião, relativamente a diferentes assuntos. Permite também que os alunos da escola votem nas músicas que querem ouvir na radio escolar, para além de ser um meio de veicular informações a toda a comunidade.

A APPEscola permitirá depois de instalada, que cada aluno possa votar numa determinada opção relativa a um inquérito ou Quiz disponibilizado. Permite assim que a vontade da comunidade escolar seja facilmente auscultada. Os inquéritos serão colocados on-line pela administração da APP, e cada aluno da instituição, poderá votar na opção da sua escolha. Para votar, o aluno terá de se registar e estar autenticado na APP, comprovando que é aluno da instituição. Dessa forma, só alunos da escola podem votar nos inquéritos definidos. Permitirá também que através da APP seja possível consultar informações/mensagens de interesse geral para toda a comunidade escolar.

A APPChoice permitirá também que sejam enviadas sugestões, numa ótica de melhoria da comunidade. Como característica final, os alunos poderão também escolher as suas músicas favoritas que poderão ser ouvidas na Rádio Escola.

appchoice.pptx

Alunos responsáveis:

  • Eduardo Silva

  • Hélder Rodrigues

  • Nuno Faria

  • Rui Peixoto

Professor:

Manuel Rodrigues

SolidarityApp

O projeto SolidarityApp pretende combater as dificuldades económicas, mais especificamente as dificuldades em alimentação, que muitas pessoas infelizmente atravessam. Estas dificuldades foram grandemente agravadas com a recente crise pandémica, pelo que este projeto, com o seu cariz solidário, visa construir uma plataforma solidária para ajudar quem mais precisa. No entanto, e ao fomentar um pouco o consumo, acaba por ajudar também as empresas de restauração e similares, que muito sofreram também com a recente crise.

A ideia base do projeto é permitir que quem tiver melhores condições económicas, ou simplesmente queira ajudar, disponibilize bens alimentares e similares a outras pessoas. Não de uma forma direta, mas sim indiretamente através de restaurantes, cafés, etc, ajudando para além dos óbvios destinatários as próprias empresas que ao aderirem ao projeto, aumentam as suas vendas.

Funcionará da seguinte forma: qualquer pessoa que queira ajudar, pode por exemplo ao consumir um café ou uma refeição, no ato de pagamento deixar mais um café /refeição pagos, os ditos cafés ou refeições (eventualmente outra coisa) “suspensos”. Qualquer pessoa que tenha necessidade poderá dirigir-se a esse estabelecimento e perguntar se existe algo “suspenso”, ou seja, algo que já foi previamente pago por alguém e que pode ser consumido. A ser verdade poderá consumir o que está em suspenso.

Para agilizar este processo, será desenvolvida uma APP, a SolidarityAPP que poderá ser instalada gratuitamente por qualquer pessoa. Sempre que essa pessoa desejar pagar algum item, apenas tem de assinalar na APP que o fez, tornando-se imediatamente essa informação disponível para todos. Quem consultar a App, poderá ver os locais que dispõem de produtos “suspensos” e deslocar-se aos mesmos para os consumir. Ao ser consumido, o produto deixará imediatamente de fazer parte da lista.

solidarityapp.pptx

Alunos responsáveis:

  • Hugo Azevedo

  • José Oliveira

  • Rodrigo Carvalho

  • Rui Costa

Professor:

Manuel Rodrigues