Informática

Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos

Júlio Dinis Gonçalves

O meu projeto consiste numa plataforma online em que os alunos da Escola Secundária Martins Sarmento possam aceder a várias informações úteis, nomeadamente: clubes da escola, pedidos de recuperação de módulos, bolsas de mérito, biblioteca da escola, inquéritos, informações em relação à associação de estudantes e atividades da semana aberta. A esta plataforma online são adicionadas mais duas ferramentas: as ementas da cantina, onde poderão ser visualizadas as refeições disponíveis na cantina da escola e informações relativas aos horários dos alunos, onde os mesmos podem ver os horários das suas turmas. Tem também informação relacionada com as ofertas de saídas profissionais e para as universidades que aparecem muito dispersas pelas escola e emails que muitas vezes não chegam ao conhecimento dos alunos.

PowerPoint - PAP_Julio

Sérgio Alves Marques

O projeto consiste num software com o propósito de prevenir avarias nas máquinas Industriais com sensores instalados no raspberryPi e programados para tal.

O hardware ficara instalado na máquina cuja pessoa pede para instalar para prevenir certas avarias que a máquina poderá vir a ter, e os sensores só detetam as anomalias dentro da mesma.

No Website estão os gráficos com os devidos registos dos sensores onde se pode detetar as anomalias das máquinas, os gráficos são simples e de fácil compreensão.

No caso dos sensores detetarem um anomalia muito grave aparecerá um aviso no Website a relatar qual a anomalia detetada.

Apresentação_final_ Sergio Marques

Mariana Sofia Oliveira Miranda

O tema do projeto da Prova de Aptidão Profissional (PAP) assenta no “Reconhecimento de Voz” a ser incorporado no Robô Licelino.

O “Robô Licelino” é um projeto desenvolvido no Clube de Robótica da Escola Secundária Martins Sarmento, que consta no desenvolvimento de um robô, mascote da escola, que andará pelas instalações, interagindo com a comunidade escolar, em especial, com alunos e professores, e até com as pessoas que visitam as instalações da escola.

O “robô Licelino” vai ouvir alguns comandos de voz como “mexer para a esquerda” e assim irá mover-se para a esquerda como no comando indicado anteriormente. Caso o aluno pergunte alguma coisa como por exemplo “que horas são?”, o robô irá responder corretamente.

apresentação da pap-mariana