Sobre o projeto

Todos os dias, crianças, adultos e idosos percorrem as ruas das cidades, e caminham pelos lugares sem conhecer as histórias que habitam estes espaços. Como uma miragem, estes lugares desaparecem do campo da visão, são naturalizados, até o momento em que os transeuntes deixam de ter qualquer relação de pertencimento. O objetivo deste site-exposição é provocar a reflexão sobre os patrimônios materiais e imateriais a partir de conexões entre os múltiplos acervos da Fundação Energia e Saneamento e as histórias que cada um de vocês possam nos contar!

Como já diria o historiador alemão Reinhart Koselleck, para encontrar o cotidiano histórico devemos evocar na memória a presença, lado a lado, de prédios em ruínas e construções recentes, vislumbrando assim a notável transformação de estilo que empresta uma profunda dimensão temporal a uma simples fileira de casas, permitindo que se vislumbrem, nessa dinâmica, épocas inteiras.

A partir da base teórica da história de conceitos de Koselleck, as equipes educativas dos Museus da Energia e do Acervo da Fundação Energia e Saneamento se dedicaram a refletir sobre conceitos que envolvem as definições de patrimônios e a potência dos acervos salvaguardados pela instituição. Por meio desses textos, foram criados todos os elementos que compõem esta exposição virtual. Além do site, foi desenvolvido um caderno de apoio, especialmente pensado para os professores, com sugestões de atividades para uso dentro e fora da sala de aula.

Convidamos você, visitante virtual, a percorrer os caminhos desta exposição, conhecer e dividir conosco suas histórias e principalmente nos ajudar a entender quais são esses patrimônios que traduzem valores e se encontram com as suas memórias pessoais.

Boa visita!