Patrimônios Ambientais

Os patrimônios ambientais ou naturais são áreas escolhidas e protegidas por suas características estéticas ou científicas figurarem como prioritárias em processos de preservação para as gerações futuras. Considerar uma área ou formação natural como patrimônio equivale dizer que ela é importante e pertence a todos. Áreas de grande biodiversidade acabam sendo beneficiadas ao serem consideradas Patrimônios Naturais, principalmente se estão na lista de Patrimônios Naturais da UNESCO.

O Patrimônio Ambiental e Natural compreende áreas de importância preservacionista e histórica, e beleza cênica, ou seja, áreas que transmitem à população a importância do ambiente natural para que nos lembremos quem somos, o que fazemos, de onde viemos e, por consequência, como seremos. Quem não tem na lembrança histórias que envolvam a paisagem? Todas essas lembranças fazem parte da nossa história. Perdê-las é, além de dano ambiental irreversível, uma agressão à memória e, acima de tudo, resulta na piora da qualidade de vida.

Como exemplo de Patrimônio Ambiental, podemos citar a área em que o Museu da Energia de Salesópolis está inserido. São 156 hectares de área preservada, os quais 135 hectares são de floresta com rica fauna e flora, além de comportar um reservatório com 21 hectares de área alagada, formado pelas águas do Rio Tietê, que é utilizado para abastecimento urbano da cidade e para a geração de energia elétrica, visto que nessa área também está presente uma Central Geradora Hidrelétrica centenária, ainda em funcionamento.

Preservar e cuidar do ambiente em que se vive nada mais é do que um dever social, pois é fundamental para manter a saúde do Planeta e de todos os seres vivos que moram nele. Se não tivermos consciência de que nossos atos refletem diretamente no ambiente em que vivemos, em breve não teremos mais um planeta para chamar de lar.

E você, conhece algum patrimônio ambiental?