Patrimônios Imateriais

Os patrimônios culturais não são importantes pelos seus valores monetários, mas pelos seus significados históricos e sociais dentro de determinado grupo. Quando falamos de bens culturais imateriais nos referimos às práticas de grupos sociais que se manifestam nos costumes, nos saberes, nos ofícios e modos de fazer, nas festas e celebrações, na música e dança, como também nos lugares, como mercados, feiras e santuários.

O Patrimônio Imaterial está relacionado às tradições dos grupos, àquelas que são passadas ao longo das gerações e que preservam a identidade de seus membros. Porém, esse tipo de patrimônio é extremamente sensível, podendo sofrer mudanças e até mesmo deixar de existir ao longo do tempo. Por isso, ele depende muito dos povos aos quais pertence para ser transmitido e, assim, preservado.

A preservação do patrimônio imaterial não é uma tarefa fácil. Por ser baseado na oralidade, nos gestos e nas relações sociais, ele é muito frágil ao tempo e às influências externas. Por muitos anos, as ameaças à preservação das tradições estavam ligadas à morte de seus guardiões, seja por doenças, desastres naturais ou guerras que assolavam os povos e, sem um povo para transmitir as culturas, elas desapareciam.

Porém, a globalização se tornou um fator de grande influência quando falamos de Patrimônio Imaterial. As distâncias se encurtaram, as trocas entre os países aumentaram. Nesse mar de informações e influências globais, a cultura e os costumes dos grupos regionais, das minorias étnicas e dos povos indígenas sofrem para se manterem vivas e seguindo as tradições que sobreviveram por gerações.

No Brasil, a Constituição Federal de 1988 foi o primeiro documento legal que colocou os bens culturais imateriais como sendo parte do patrimônio cultural brasileiro. Dessa forma, nas últimas décadas houve um intenso trabalho para se registrar esses patrimônios imateriais por todo o país. No Estado de São Paulo, podemos trazer alguns exemplos como o prato Virado à Paulista, a viola, o samba e o carnaval paulista, entre outros.