Membros:
Grécia (3), Portugal (2), Espanha (1), Romênia (1), Turquia (1), Polônia (1), Hungria (1), Albânia (1), Croácia (1), França (1), Itália (1)
Membros:
Grécia (3), Portugal (2), Espanha (1), Romênia (1), Turquia (1), Polônia (1), Hungria (1), Albânia (1), Croácia (1), França (1), Itália (1)
A multiculturalidade nas escolas passa pela coexistência e valorização de diversas culturas dentro do ambiente escolar, exigindo que a instituição se adapte para promover a educação inclusiva e a igualdade de oportunidades. Isto passa pela implementação de estratégias como o diálogo intercultural, a incorporação da diversidade no currículo, a promoção do apoio mútuo entre os alunos e o envolvimento activo das famílias e da comunidade. As escolas devem, por isso, ser espaços que celebram as diferenças, combatem o preconceito e garantem que todos os alunos, independentemente da sua origem, se sintam valorizados e respeitados. A multiculturalidade é um elemento central do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) em Portugal, fomentando o desenvolvimento de cidadãos que valorizam a diversidade cultural, respeitam as diferenças e atuam eticamente num contexto global. O PASEO define que os alunos devem demonstrar consciência cultural, participar ativamente nas expressões artísticas e culturais e rejeitar qualquer forma de discriminação, preparando-se para viver numa sociedade plural e interligada. No âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curriculares, deve valorizar o trabalho prático e experimental, a interdisciplinaridade e o trabalho colaborativo. Insere-se no âmbito do Projecto Educativo, que integra três grandes áreas de intervenção: Sucesso Educativo / Articulação Curricular / Relação Escola-Família-Comunidade, procurando promover a aprendizagem dos alunos em todas as suas dimensões, envolvendo a comunidade educativa na vida da escola.
Turmas envolvidas: 3ºano Turma G
Objetivos
- Promover o trabalho de projeto como metodologia ativa em sala de aula; - Promover o trabalho colaborativo e em grupo entre os alunos; - Promover o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção; - Desenvolver e estimular a curiosidade, a imaginação, a criatividade e o espírito crítico; - Fomentar o gosto pela leitura e pela aprendizagem do património histórico e cultural; - Valorizar o respeito pela dignidade humana, o exercício da cidadania plena, a solidariedade com o próximo, a diversidade cultural e o debate democrático; - Desenvolver novas ideias e soluções, de forma imaginativa e inovadora, a partir da interação com o outro ou da reflexão pessoal, aplicando-as a diferentes contextos e áreas de aprendizagem.
Resultados Esperados
O objetivo deste projeto é proporcionar aos alunos uma ampla compreensão das diferentes realidades históricas e culturais. Ao final do projeto, os alunos deverão reconhecer os símbolos nacionais de cada país parceiro, saber sua localização no mapa-múndi, reconhecer vocabulário específico em diferentes idiomas e ter uma compreensão mais ampla da história e da cultura de cada país parceiro. O projeto será divulgado ao longo do ano, por meio de diversos eventos e atividades, bem como em publicações locais, para envolver toda a comunidade educacional na importância deste tema. O objetivo é que os alunos desenvolvam: habilidades de expressão oral e escrita; criatividade; pensamento crítico e criativo; e raciocínio lógico.