C.A.A

A educação inclusiva é um serviço especializado, que nesta escola trabalha com todos os alunos (EPE e 1.º ciclo), direta ou indiretamente, como preconizado pelo Decreto-lei 54/2018 de 06 de julho.

A docente da Educação Pré-Escolar dá apoio especializado em vários contextos, nomeadamente em contexto de sala, recreio e em visitas de estudo, com estratégias adequadas às necessidades de cada criança. As atividades direcionadas para as áreas a desenvolver da criança apoiada, são realizadas com todas as crianças do grupo ou com as que pretendam participar.

Na procura de uma educação inclusiva para todos, a docente de educação especial do 1.º ciclo coordena os projetos "Aprender... brincando" e "Filosofia com Crianças", trabalhando, deste modo, e numa dinâmica de inclusão, diferentes áreas de competências que vão desde a motricidade, passam pela atenção / concentração e raciocínio e culminam no desenvolvimento de áreas como a oralidade, a interpretação, a imaginação e mesmo a argumentação e o pensamento crítico, trabalhando não apenas domínios cognitivos, como ainda os metacognitivos com todos os alunos / turmas que aderirem aos projetos ou atividades.

Tendo, porém, a função intrínseca de treinar / desenvolver competências específicas com alunos que usufruam de medidas seletivas (artigo 9.º) ou adicionais (artigo 10.º), seja através da adaptação de recursos ou da utilização de instrumentos potenciadores de outras competências capazes de levar as crianças a ultrapassar as suas dificuldades, a educação inclusiva dispõe de um centro de apoio à aprendizagem equipado com tecnologias de apoio diversificadas como computadores, tablets, telemóveis e caneta de leitura que estão ao dispor dos alunos.

Trabalhando em pareceria com todos os docentes, mas em particular com as professoras titulares dos alunos que acompanha e com as docentes do projeto Fénix, outras atividades vão sendo desenvolvidas, nomeadamente como estratégias promotoras do sucesso dos alunos ao abrigo de medidas seletivas ou adicionais. Caso disso é a atividade "Já sei ler!" que procura promover o sucesso da leitura através do recurso às tecnologias digitais.

O Centro de Apoio à Aprendizagem é composto por:uma Professora de Educação Especial - EPEuma Professora de Educação Especial - 1.º ciclo uma Professora de Educação Especial - UEtrês Terapeutas do CRI Cercizimbra (Psicóloga, Psicomotricista e Terapeuta da fala) - protocolo estabelecido entre o AE AAL e o CRI Cercizimbra (Portaria 1102/97 de 3 de novembro)
Coordenadora do grupo de Educação Especial: Professora Maria João Ramos (AEAAL)