AGRICULTURA MODERNA
A agricultura moderna é basicamente a agricultura utilizando da tecnologia moderna para aumentar e facilitar o plantio, colheita, adubação e irrigação.
Disponível em: <https://news.agrofy.com.br/opinion/203976/agricultura-moderna-integracao-eficiencia-economica-responsabilidade-social-e> Acesso em 12 jul. 2024.
AGRICULTURA FAMILIAR
Agricultura familiar é o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo como mão de obra, essencialmente, o núcleo familiar.
A agricultura familiar é uma forma de produção agrícola baseada na produção em pequena escala para abastecimento do mercado interno por meio do uso de mão de obra familiar.
Disponível em: <https://www.sda.ce.gov.br/2023/07/14/mda-facilita-obtencao-do-cadastro-nacional-da-agricultura-familiar/> Acesso em 12 jul. 2024.
AGRICULTURA INTENSIVA
Utiliza tecnologias;
Produz alta quantidade de produtos;
Processo rápido;
Utiliza uma área pequena.
Disonível em: <https://epicentrodoconhecimento.com/o-dilema-da-agricultura-intensiva-quando-mais-se-torna-menos/> Acesso em 12 jul. 2024.
AGRICULTURA EXTENSIVA
Grandes áreas de terra com baixa intensidade de mão de obra e capital;
70-80% da terra agrícola global;
Regiões onde há abundância de terra fértil;
Baixa dependência de insumos.
Disponível em: <https://blog.sensix.ag/agricultura-intensiva-e-extensiva-entenda-os-conceitos-e-sua-relacao-com-a-producao-e-sustentabilidade-agricola/> Acesso em 12 jul. 2024.
AGRICULTURA PATRONAL
Nesse tipo de agricultura, a produção não é voltada para o consumo familiar, e sim para o comércio e para a exportação.
ALGUMAS CARACTERÍSTICAS
Alta produção;
Silos de Armazenagem;
Sementes Selecionadas;
Elevada mecanização do solo;
Uso de insumos, como fertilizantes;
Técnicas modernas para a produção de alimentos.
Disponível em: <https://blog.buscarrural.com/agricultura/brasil-e-o-maior-produtor-de-cana-de-acucar-do-mundo/> Acesso em 12 jul. 2024
AGRICULTURA ORGÂNICA
Agricultura orgânica é o processo de produção de alimentos comprometido com práticas ecologicamente corretas, que garantam a saúde do meio ambiente e dos consumidores. Também chamado de agricultura natural, esse método emprega alternativas naturais no lugar do uso de agrotóxicos.
A principal característica da agricultura orgânica é a recusa do uso de defensivos agrícolas químicos, pesticidas, fertilizantes sintéticos. A adubação orgânica pode ser feita com o uso de compostagem.
O QUE DEFINE UM PRODUTO COMO ORGÂNICO
A diferença entre um alimento orgânico e um convencional é o seu modo de produção. Apesar de todos os esforços, é impossível garantir que o alimento orgânico esteja 100% livre de resíduos de fertilizantes. Estudos demonstram que 13% dos alimentos orgânicos apresentam traços de compostos químicos, enquanto nos alimentos tradicionais os números podem chegar a 71%.
PRODUÇÃO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS
Devido às técnicas de produção e à ausência de melhoradores químicos, as safras de orgânicos costumam gerar produções menores, o que acaba encarecendo os produtos. Os orgânicos tendem a ser até 40% mais caros do que os alimentos tradicionais.
Disponível em: <https://plantesaber.com.br/bio-meio-ambiente/agricultura-organica-beneficios-para-a-saude-e-o-meio-ambiente/> Acesso em 12 jul. 2024