F71 F72
Feira do conhecimento
2024
Curso g9
TEMA - HÁBITOS E BIOTECNOLOGIA PARA UMA VIDA LONGA E SAUDÁVEL
SUBTEMA - ALIMENTAÇÃO: CAMINHO PARA A LONGEVIDADE
professores - alexsandro de souza, cláudia r. fortes de souza,
clóvis josé fernandes, patrícia l. rennó otoni corrêa
A alimentação desempenha um papel crucial na promoção da saúde e na prevenção de doenças, sendo um fator determinante para aumentar a expectativa de vida das populações ao longo da história, sendo fundamental para a longevidade.
Historicamente, a dieta dos homens primitivos, rica em alimentos naturais como vegetais, frutas e carnes magras, exemplifica uma época em que a longevidade era associada à qualidade e variedade dos alimentos consumidos. Com o surgimento da agricultura e, mais tarde, da industrialização alimentar, houve uma transição para dietas mais baseadas em cereais e alimentos processados, contribuindo para surgimento de doenças crônicas.
Regiões que mantêm dietas tradicionais, como a nórdica, mediterrânea e a japonesa, caracterizadas pela abundância de vegetais frescos, peixes e alimentos não processados, continuam a demonstrar altos índices de longevidade. Já no Brasil, os hábitos alimentares variam por região: peixes e frutas no Norte, mandioca e carnes secas no Nordeste, carnes e grãos no Centro-Oeste, diversidade no Sudeste e influência europeia no Sul.
Adotar hábitos alimentares saudáveis, moderar alimentos processados e manter-se hidratado são essenciais para uma vida longa e de qualidade. Alimentar-se bem é possível com planejamento e conhecimento, contribuindo para a saúde e o bem-estar.
F71 - F72 - APRESENTAÇÃO DA BANCA I