Clube de leitura - com Marina Luna
Clube de leitura - com Marina Luna
Proposta:
Um clube de leitura que propõe em seu horizonte unir algo que poderia ser solitário, mas que pode, também, ser reinventado enquanto uma experiência coletiva, ou, melhor: enquanto uma comunidade de solidões: sozinhos mas não um sem os outros.
Abordar a leitura assim: enquanto verbo, que nos convida a con-versar, a escrever, a escutar. ler em voz alta, contendo os timbres da voz, os sons, os afetos. ler com o corpo presente. ler despretensiosamente. a leitura, ela mesma, como matéria. Ler deixando-se ser tocado, lá onde é íntimo, estranho, infamiliar. Tocando também essa estranheza que é própria, falando dela e com ela. Acessar a leitura em seus diferentes modos, descobrir outros modos. Interessar-se por escritas, por escutas que se tratem de leituras, ou que se relacionem com elas.
Fazer da leitura o material próprio do encontro. Tornar esse espaço clandestino um lugar de inspiração, subversão, descoberta. Descobrir modos de escrita, ler nas margens e para além delas, na sombra, na partilha, no silêncio. na casa.
Marina Luna é psicanalista. psicóloga, com mestrado em psicopatologia fundamental e psicanálise, doutoranda em psicologia clínica (UFBA). Pesquisa, a partir da construção de um caso clínico, as escarificações e a escrita em uma adolescente. Atende em consultório particular desde 2016. Interessa-se pelas práticas da letra e pelo que é aberto.
Encontros:
Sábados mensais, presenciais na Casa Aberta
10h às 12h
Datas:
29 de março: leitura do livro "Escute as Feras", de Nastassja Martin
10 de maio: leitura do livro "A vida mentirosa dos adultos", de Elena Ferrante
05 de julho: leitura do livro "Asma", de Adelaide Ivánova
09 de agosto: leitura do livro "Caderno Proibido", Alba de Céspedes
13 de setembro
18 de outubro
29 de novembro
20 de dezembro
Contribuição: R$10* por encontro, direcionado para a manutenção da Casa Aberta
*Abertura para conversar sobre valores, se necessário.
Inscrições: clique aqui!