Clube de leitura: Psicanálise e decolonialidade
Proposição por Delza Eloy e Marina Luna
Clube de leitura: Psicanálise e decolonialidade
Proposição por Delza Eloy e Marina Luna
Casa Transmissão
Duração: Setembro a dezembro de 2023 (encontros mensais)
“Não tenho a menor ideia do que dizer, mas logo chego a conclusão de que o melhor é não dizer nada: tudo o que tenho a oferecer é um par de ouvidor estrangeiros, e isso basta”
Rita Carelli, em Terrapreta
O clube de leitura - psicanálise e decolonialidade - busca enlaçar a psicanálise à literatura, para que, atravessadas por histórias ficcionais - ou não, possamos debater a psicanálise a partir de uma perspectiva decolonial, sustentando um compromisso ético, poético e político. Os livros escolhidos, portanto, trarão para a cena histórias que façam referências às raízes do nosso país: Brasil.
Os encontros serão independentes e acontecerão dos meses de setembro a dezembro de 2023, nos sábados. A participação no clube é gratuita, mas conta com a leitura antecipada do livro, que será custeada por cada participante. Além disto, contando que usaremos o espaço da Casa Aberta para nossos encontros, endossamos que cada participante faça contribuições voluntárias para a casa, que é uma associação sem fins lucrativos.
O clube é aberto a todes interessades nos elementos presentes nele: a literatura, a leitura, a psicanálise e a decolonialidade.
Encontros:
Novembro: Cidadã de segunda classe, Buchi Emecheta
Dezembro: Quarto de despejo, Carolina Maria de Jesus