Ateliê colagem: uma estranha familiaridade
Proposição por Zazá
Ateliê colagem: uma estranha familiaridade
Proposição por Zazá
Ateliê Casa Aberta
Data: 20/04/2024
Proposta: Ateliê de colagem. Os participantes serão apresentados a alguns conceitos sobre o tema e modos de fazer (técnicas e até mesmo a falta de técnica). Em seguida nos dedicaremos aos recortes e à composição de cenas que, de alguma forma, evoquem a estranheza e o infamiliar. Ao final haverá uma partilha dos processos e trabalhos.
Prática: sensibilizados pela apresentação, os participantes vão folhear as revistas e recortar o que chama atenção ao olhar, à primeira vista. Ainda não colar, desfrutar da busca e da coleta. Testar como as imagens se aproximam e se estranham e, aos poucos, montar uma cena (que não tem obrigação alguma de se assemelhar à realidade - ler “cena” como exercício de composição). Colar.
Partilha: os participantes que desejarem podem compartilhar a cena com o grupo e contar o que observaram e como se sentiram durante o processo. Zazá e o grupo pontuam aspectos interessantes durante as falas e Zazá faz um breve fechamento.
Mediadora: Zazá. Colagista, psicóloga e psicanalista. Atende em consultório particular, pesquisa a colagem e desenvolve atividades no Ateliê Linha-Cria, em Belo Horizonte.
Sábado, 20/04/2024
Duração: 4h, entre 9h e 13h
Valores de inscrição: 100 | 120 | 150
**Café da manhã coletivo - trazer um item
Materiais básicos inclusos - indicação para cada pessoa levar um par de revistas, folhas de papel e a própria tesoura, se preferir.