AMERICANOS

VENEZUELANOS

A Venezuela teve o fluxo migratório em destaque a partir de 2013, no governo de Nicolás Maduro, com uma inflação de 800% ao ano, possibilitando um colapso econômico no país e uma crise humanitária. 

O Brasil é um destino para essas pessoas, visto fornecer condições favoráveis aos imigrantes, além de ser uma opção de moradia para eles. 


FIXAÇÃO

A maioria dos imigrantes venezuelanos se estabeleceu em Roraima, especialmente em Boa Vista, visto que faz fronteira com a Venezuela. Entretanto, cidades como Curitiba e Manaus também receberam imigrantes, que estavam em busca de oportunidades de trabalho, além da cidade de São Paulo, que recebeu cerca de 4638 venezuelanos desde 2018. A metrópole paulistana possui uma infraestrutura urbana desenvolvida para receber os imigrantes.

INFLUÊNCIAS

12.1

Artesanato venezuelano

Muitos indígenas que partiram da Venezuela para o Brasil produzem artesanato típico de seu país de origem para seu sustento. 

12.2

Arepas 

As Arepas venezuelanas são populares em várias regiões do Brasil, especialmente em cidades com uma população significativa de imigrantes venezuelanos.

12.3

Joropo 

Dança venezuelana joropo é encontrada em regiões como o estado de Roraima.

HAITIANOS

Os migrantes haitianos vieram para o Brasil por motivos de instabilidade política e econômica do país. Os desastres naturais também influenciaram os fluxos migratórios, uma vez que o terremoto de 2010 deixou 300.000 pessoas desabrigadas. Assim, a pobreza se intensificou e os haitianos migraram para outros países, incluindo o Brasil, que facilitou o abrigo dos haitianos.

FIXAÇÃO

Os imigrantes haitianos se concentraram significativamente na região Norte, principalmente nos estados do Amazonas e do Acre. Outras regiões do Brasil, como a cidade de Sorocaba (SP), Cuiabá (MT) e Três Lagoas (MS), também receberam uma parcela de imigrantes haitianos.

INFLUÊNCIAS

12.4

Griot 

Griot é uma comida típica do Haiti e consumida nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. 

12.5

Dança Compas 

A dança Compas é típica do Haiti e é praticada em São Paulo e no Rio de Janeiro.

12.6

Vodu haitiano 

Vodu haitiano é uma religião com crenças e rituais praticados no Acre e no Amazonas.

BOLIVIANOS

Os bolivianos imigraram para o Brasil devido às condições socioeconômicas. Para a maioria dos bolivianos, o Brasil é um país de oportunidades e hospitalidade. Um problema enfrentado por eles é que parte dos que vieram para o Brasil foram aliciados por traficantes de pessoas que prometeram condições que não existiam. 


FIXAÇÃO

Pela legislação brasileira, os bolivianos não são reconhecidos como refugiados, têm apenas direitos estipulados no Acordo de Residência do Mercosul. Entretanto, estabeleceram-se principalmente na região do Brasil conhecida como Tríplice Fronteira, abrangendo os estados do Acre e Mato Grosso. Ademais, a cidade de São Paulo apresenta uma concentração significativa de imigrantes bolivianos. 

INFLUÊNCIAS

12.7

Saltenha

Saltenha, prato de origem boliviana encontrado em diversas localidades do Brasil.

12.8

Bueñuelos

Bueñuelos, prato boliviano de grande popularidade em São Paulo. 

12.9

Rua Coimbra

Feira boliviana que ocorre na Rua Coimbra, no bairro do Brás, em São Paulo.

ESTADUNIDENSES

Os primeiros indícios da chegada de estadunidenses ao Brasil foi pela procura de terras férteis para se estabelecerem. O Brasil apresentava vastas áreas de terras férteis e pouco exploradas, oferecendo a possibilidade de se estabelecerem como agricultores. 


FIXAÇÃO

O Brasil  era visto como destino, pois havia muitas oportunidades de emprego, já que São Paulo era e continua sendo uma metrópole com grande desenvolvimento. Assim, são encontradas comunidades de imigrantes estadunidenses em regiões mais populares como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília.

INFLUÊNCIAS

Há influência dos Estados Unidos, não só no Brasil mas por todo o mundo, abrange a grande maioria dos setores da sociedade, como política, economia e cultura.  A cultura e o modo de vida norte-americanos se tornaram um padrão a ser atingido na sociedade, gerando uma ideologia de que a cultura local é inferior àquilo que provém do exterior e de grandes marcas.

INFLUÊNCIAS

12.10

Fast Food

Hamburguerias americanas em cidades brasileiras.

12.11

Hábitos alimentares

A costela ao molho barbecue é um prato de origem estadunidense presente em restaurantes brasileiros, como o Outback. 

12.12

Hip Hop

O hip-hop é uma cultura que se originou nas comunidades afro-americanas e latinas do sul do Bronx, na cidade de Nova York, na década de 1970. É uma forma de expressão artística que engloba várias formas, incluindo música, dança, arte visual e poesia. 

PARAGUAIOS

O Paraguai é um país que não usufrui de muitos recursos ou de uma boa economia,  tem um território pequeno devido ao seu contexto histórico, como aa Guerra do Paraguai, em que saiu derrotado, perdendo territórios durante o conflito. 

FIXAÇÃO

A guerra prejudicou as relações econômicas, sociais e políticas, o que possibilitou a migração para o Brasil, que na época apresentava boas condições de vida para seus habitantes. Esses imigrantes ficaram nos estados de Mato Grosso do Sul e Paraná, além de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

INFLUÊNCIAS

12.13

Harpa 

Instrumento que se difundiu no Brasil por influência paraguaia.

12.14

Chipa

Alimento de origem paraguaia bastante comum no sul do Brasil, assemelha-se ao pão de queijo. 

12.15

Polca Paraguaia

Dança de origem paraguaia bastante praticada na região centro-oeste do Brasil.