AFRICANOS E MÉDIO-ORIENTAIS

10.1

BANTOS

Vieram forçadamente da África Subsaariana  entre os séculos XVI e XIX para trabalhar como escravizados no território brasileiro nas plantações de cana-de-açúcar, café e tabaco, na pesca e na produção de artesanato.  

10.2

FIXAÇÃO

Se instalaram em regiões costeiras do Nordeste e Sudeste, principalmente em Pernambuco e Rio de Janeiro. Existem colônias de bantos na Baixada Fluminense (RJ), Recife (PE), Salvador (BA) e São Luís (MA). 

INFLUÊNCIAS

Imigrantes bantos influenciaram a música, com o samba e a capoeira; na religião, com o candomblé. 

10.3

 Capoeira

Expressão cultural e esporte afro-brasileiro que mistura arte marcial, dança e música.

10.4

Samba

Gênero musical brasileiro que se originou entre as comunidades afro-brasileiras urbanas do Rio de Janeiro no início do século XX.

10.5

Candomblé

Religião afro-americana que se desenvolveu no Brasil durante o século XIX.

SUDANESES

Vieram forçadamente durante o período colonial para trabalhar como escravizados no Nordeste e, posteriormente, se direcionaram ao Sudeste devido a períodos de instabilidade e conflitos armados impulsionados por questões étnicas, políticas, religiosas e econômicas no Sudão. 

FIXAÇÃO

No século XVI e, tempos depois, nos séculos XX e XXI durante a Guerra Civil Sudanesa, que ocorreu de 1955 a 1972, e a subsequente guerra civil que durou de 1983 até 2005.  

Os principais polos de sudaneses se encontram nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF). 

INFLUÊNCIAS

Grande influência sudanesa na religião brasileira, principalmente com a Umbanda, que surgiu justamente no Rio de Janeiro e é muito praticada atualmente, mesclando o catolicismo, espiritismo e candomblé. 

10.6

Guerra civil sudanesa

Conflito bélico ocorrido entre a parte norte do Sudão e a parte sul. 

10.7

Umbanda

Religião de origem afro-brasileira que surgiu em 1908 nos subúrbios do Rio de Janeiro. 

PALESTINOS

Com o estabelecimento do Estado de Israel, em 1948, com os judeus, ocorreram diversos conflitos entre árabes, que eram maioria na região da Palestina, e israelenses. Como resultado de tantas disputas ao longo dos anos, houve o deslocamento forçado de um grande número de refugiados palestinos árabes após perderem a maior parte das terras palestinas para os israelenses.

FIXAÇÃO

Se fixaram no Sudeste por verem a região como fonte de boas oportunidades comerciais.  Além disso, Foz do Iguaçú e Recife também foram outros centros de imigrantes palestinos.  Atualmente, as colônias se concentram em São Paulo (SP), Curitiba (PR), São José do Rio Preto (SP), Belém (PA) e Juiz de Fora (MG).

INFLUÊNCIAS

Criaram diferentes estabelecimentos e comércios que possibilitaram a diversificação da economia brasileira, além das contribuições na gastronomia, religião e artes cênicas. 

10.8

Falafel

O falável consiste em um bolinho frito de grão-de-bico misturado com diversos condimentos, é típico da cozinha palestina e muito conhecido no Brasil. 

Mesquita

Interior da mesquita em Foz de Iguaçu (PR) durante cerimônia. 

10.9

ISLAMISMO

Conforme a quantidade de povos palestinos crescia no Brasil, houve uma grande necessidade da construção de centros religiosos para muçulmanos, adeptos da religião islâmica.

SÍRIO-LIBANESES

Vieram no século XIX por motivos econômicos, políticos e, principalmente, religiosos, com muitos libaneses cristãos fugindo do domínio muçulmano do Império Otomano e buscando refúgio no Brasil, lugar onde não havia perseguição. 

FIXAÇÃO

Eles se fixaram principalmente em polos urbanos, especialmente do Sudeste, devido às oportunidades econômicas. A presença de povos sírio-libaneses nos dias de hoje se dá em São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Manaus (AM).  

INFLUÊNCIAS

Estabeleceram diversos negócios no ramo comercial e abriram empresas como lojas de tecido e confecções. Também tiveram grande impacto na gastronomia, com pratos como quibes e esfihas. 

10.10

Esfiha

Esfirra ou esfiha é uma pequena torta assada originária da Síria e do Líbano e encontrada em outros países do Oriente Médio, como a Jordânia, Palestina e Iraque, além do Brasil e Argentina, para onde foi levada por imigrantes sírios e libaneses e se tornou extremamente popular. 

10.11

 Quibe

O kibe é um salgado muito famoso no Brasil, sendo trazido ao país e incorporado em sua cultura pelos sírio-libaneses, uma vez que a comida é originária do mundo árabe.