A FOTOGRAFIA DE SEBASTIÃO SALGADO

Espelho da Realidade


Turma M11 

Professores: Edson, Francisca, Marília, Melina e Petrus.


 

  ÊXODOS: O TESTEMUNHO FOTOGRÁFICO DE SEBASTIÃO SALGADO COMO PONTE PARA O RECONHECIMENTO DA REALIDADE MIGRATÓRIA BRASILEIRA.

SEBASTIÃO SALGADO

Sebastião Ribeiro Salgado nasceu na cidade de Aimorés, em Minas Gerais, no dia 8 de fevereiro de 1944. Formou-se em Economia em Vitória, capital do Espírito Santo, e realizou sua pós-graduação na USP, trabalhando no Ministério da Economia em 1968. Já casado com Lélia Wanick Salgado, o economista foi obrigado a buscar asilo em Paris, no ano de 1969, devido à grande perseguição política da Ditadura Militar, o que acabou levando-o ao seu doutorado em Economia. 

1.1 

1.2

Na década de 70, trabalhando para a Organização Internacional do Café, Sebastião Salgado viajou para a África e teve seu primeiro contato com a fotografia através da câmera de sua esposa, marcando o início da nova profissão. De volta a Paris, em 1974, documentou eventos políticos e sociais da África e da Europa e então, a partir dos anos 80, passou a viajar pelo mundo fotografando a realidade de diversos povos e lugares através de um olhar empático e acolhedor, o que deu origem a uma série de denúncias em preto e branco expostas em suas obras

A seguir: Êxodos