• O Programa Nacional de Saneamento Rural busca levar saneamento básico para as comunidades rurais, com elementos como distribuição de água, esgoto, dentre outros.
• Levar o saneamento aos brasileiros significa levar saúde, que é um dos objetivos da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). Apesar disso, há muitas dificuldades, principalmente de alcançar todos em um país tão extenso como o Brasil.
• Ademais, de acordo com o censo de 2010 do IBGE, quase metade da população rural se concentra em cinco estados, sendo eles Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Pará e Ceará, de maneira que alcançar a população rural desses estados já seria um grande avanço.
• Além disso, de acordo com especialistas, a cada 1$ investido em saneamento básico, 4$ são economizamos em tratamento de doenças. Por outro lado, segundo o Sistema Único de Saúde (SUS), os gastos com tratamentos de doenças ligadas à higiene são de 300 milhões de reais por ano. Esse custo pode ser um quarto menor, apenas investindo em saneamento, principalmente nas comunidades rurais que são as mais carentes de infraestrutura sanitária, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, de 2009.
Fonte: http://www.funasa.gov.br/site/wp-content/files_mf/blt_san_rural.pdf