A atividade agropecuária, produção agrícola e pecuária, ocorre nas áreas rurais, visando atender ao mercado de alimentos. Esta foi uma das primeiras atividades econômicas desenvolvidas no país, e ainda hoje representam grande importância no setor econômico, sendo 8% do PIB nacional (Produto Interno Bruto), e gerando emprego para, pelo menos, 10% da população economicamente ativa.
Alguns fatores propiciaram a posição de importância que essa atividade possui atualmente, como:
• grandes áreas boas para esse tipo de produção;
• modernização e mecanização dos processos de produção rurais;
• alta fertilidade do solo em muitas parcelas do território;
• fatores do clima tropical, que permitiram o desenvolvimento de culturas e animais;
Além disso, este é um setor que permanece em crescimento, como indica seu aumento de 1,3% no PIB brasileiro de 2019, número maior que a média nacional, de 1,1%, com destaque para a produção de milho, feijão, algodão, laranja, carne bovina, suína, de aves, ovos e leite. Em contrapartida, a soja, principal cultura de exportação, teve uma leve queda.
No ano de 2020, com a grande adversidade do coronavírus, o produtor rural deve prestar ainda maior atenção à sua gestão de risco, pois os resultados serão incertos, devido a essa grande crise sanitária mundial.
Fontes:
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/a-importancia-agropecuaria-brasileira.htm#:~:text=Geografia%20do%20Brasil&text=A%20produ%C3%A7%C3%A3o%20agropecu%C3%A1ria%20%C3%A9%20uma,pecu%C3%A1ria%20e%20as%20atividades%20extrativistas.
https://www.cnabrasil.org.br/boletins/agropecuaria-cresce-mais-que-a-media-da-economia-brasileira-em-2019