A agropecuária foi uma das primeiras atividades econômicas desenvolvidas no Brasil, como já se sabe, a princípio com o plantio de cana-de-açúcar e criação de gado. Mais adiante, as atividades agropecuárias, relacionadas ao setor primário da economia, foram se intensificando, modernizando e diversificando. Atualmente, esse setor é um dos mais importantes no PIB brasileiro.
Partindo desse princípio, é extremamente importante entender quais os tipos de agropecuária são mais expressivos no nosso país, sendo eles:
extensivo: normalmente utilizado em propriedades de subsistência, está ligado às técnicas mais tradicionais, com mão-de-obra manual, sem muitas tecnologias. É comum ser observado em grandes propriedades.
intensivo: está relacionado ao uso comercial da propriedade, voltado para o lucro. Utiliza técnicas e tecnologias mais modernas, presente em pequenas e médias propriedades. Faz muito uso da rotação de culturas, isto é, uma parte do terreno é utilizada enquanto outra fica em descanso, para sua recuperação.
plantation: utilizado nas monoculturas tropicais, como cana-de-açúcar, cacau, algodão, dentre outros. É uma herança da sociedade escravista colonial, típico das grandes propriedades. Normalmente, são destinados à exportação.
Ademais, os principais produtos agrícolas do nosso país são soja, a cana-de-açúcar, o algodão, o milho, o trigo, o arroz , o café, o cacau, a laranja, a banana e a fruticultura irrigada.
Fonte: https://www.stoodi.com.br/blog/geografia/geografia-8-perguntas-sobre-agropecuaria-que-podem-ajudar-os-seus-estudos-para-o-enem/