Por: Filipa, Francisca, Leonor, Rafael (9ºB)
Esta doença desencadeou uma pandemia que atingiu maioritariamente a Europa durante a metade do século XIV, tendo durado cerca de 6 anos (1347-1353).
Teve origem na Ásia, mais especificamente na China e foi levada até à Europa devido a transportes relacionados com o comércio vindos daquelas regiões que traziam também os ratos portadores do agente patogénico.
A peste negra é uma doença causada pelo agente patogênico Yersinia pestis.
Existem várias formas de prevenir o surgimento da peste negra, mas as mais eficazes são o controlo da população dos roedores, ou seja, é preciso não acumular lixo em casa já que este atrai ratos, e outra forma é, no caso de ter animais domésticos, colocar-lhes produtos contra pulgas.
Propagou-se através de roedores e pulgas infectadas, que ao picar humanos, transmitiam a peste.
Alguns dos sintomas mais notórios são a febre acima dos 38º, inchaços em locais de grande concentração de gânglios do sistema linfático (p. exemplo virilha/axila etc), tosse constante com sangue e especialmente manchas negras no corpo, que foi o que deu origem ao nome Peste Negra.
No Séc.XIV foi feito o Isolamento dos doentes e de toda a cidade, cordão sanitário, higiene, hospitais especiais, proibição dos mercados e feiras, desinfeção de prédios e roupas, banhos obrigatórios, visitas sanitárias pelos delegados de saúde acompanhados da polícia, inspeção de passageiros dos caminhos de ferro, crianças pagas pela caça aos ratos, máscara profilática facial
Estima-se que esta doença tenha provocado a morte de 25 milhões de pessoas, o equivalente a quase um terço da população na época.