Manchete!

Desporto

Tiro com Arco e Tiro de Precisão

Março

Esta modalidade de desporto escolar já existe na escola há vários anos e tem vindo a ganhar mais alunos praticantes nos últimos anos, principalmente raparigas, como demonstraram as participações nas últimas competições. É praticada ao ar livre e, quando o tempo não permite, o tiro de precisão é lecionado no espaço coberto anexo ao pavilhão.

Este ano irão realizar-se quatro competições interescolas: três serão com três escolas de proximidade e, no final do ano, realiza-se uma no recinto da Agros Vila do Conde, a nível regional.

Esta modalidade não é praticada nas aulas de Educação Física, por isso este desporto é um complemento para a atividade física dos alunos.


O professor responsável pelo grupo desporto escolar Tiro com Arco, Fernando Ramos


Vantagens da prática desta modalidade 

Aberto a todos

O Tiro com Arco pode ser executado por pessoas fisicamente aptas e deficientes. Podem participar pessoas com deficiências graves e até cegos, usando equipamentos tácteis especiais. A sua prática exige bastante da musculatura de ambos os braços, assim como do peito, ombros e costas. Esta exigência é mantida por vários segundos antes do arqueiro lançar a sua flecha. A repetição deste gesto estimula, como já referimos, os principais músculos da parte superior do corpo

 

Caminhada

Retirar as flechas do alvo para reutilizá-la requer uma série de caminhadas entre a linha de tiro e o bastidor. Um atleta iniciante faz uma caminhada entre quinhentos metros e um quilómetro durante uma sessão de treino. Este passeio contribui para melhorar a saúde cardiovascular, reforçar o tónus muscular da perna e gastar cerca de 270 calorias por hora.


Concentração

Concentrar-se também é vital para garantir um bom tiro. Com a prática, o atleta desenvolve a capacidade de se focar no objetivo, o que promove a saúde mental e o bem-estar. Quanto mais o atleta se foca no alvo, mais desenvolve a capacidade de esvaziar a mente e manter a concentração na mira. Esta habilidade contribui para aumentar a concentração nas tarefas do nosso dia a dia, como a leitura e os estudos.

 

Autoconfiança

O Tiro com Arco ensina a competir não apenas contra os outros, mas também consigo mesmo. O conhecimento das nossas capacidades, proporcionado pelo desporto, estimula a nossa superação. A frequência desta prática vai não só aumentar a capacidade de acertar com a flecha na “mouche”, mas também elevar a autoestima.

 

Equilíbrio

O equilíbrio é vital para o sucesso no Tiro com Arco, pois teremos de ser capazes de manter o corpo imóvel durante a execução do tiro. Esta prática ajuda-nos a ganhar controlo sobre o nosso equilíbrio, enquanto nos focamos em acertar no centro do alvo. Quanto mais praticamos, mais exigimos da musculatura do core para nos equilibrarmos e mantermos imóveis durante a execução do tiro.

 

Coordenação

A coordenação óculo-manual é essencial para a técnica do tiro. Esta modalidade exige que as mãos trabalhem conjuntamente enquanto executamos diferentes tarefas, visando o disparo da flecha. Quanto mais praticarmos mais desenvolvemos a referida coordenação, que pode ser transferida para outros desportos e atividades em que utilizamos também as mãos. 

 

Concluindo 

O Tiro com Arco é uma atividade fisicamente exigente, exigência essa frequentemente subestimada por quem nunca experimentou. É um desporto aberto a quase todos, crianças e adultos, homens e mulheres, e é também adequado a pessoas deficientes. De facto, até os cegos podem desfrutar desta atividade com recurso a equipamento de tecnologia táctil avançada.


Torneio de Voleibol 

6 de janeiro

O torneio de Voleibol, adiado no 1º período devido ao piso escorregadio do pavilhão, realizou-se na primeira sexta-feira do 2º período. O grupo de Educação Física agradece a compreensão de todos, estendendo um agradecimento especial aos alunos árbitros e a todos os que foram assistir e apoiar esta competição. 


Os heróis do dia foram todos os alunos participantes, ainda que nem todos tenham vencido. A competição foi muita, como é habitual num torneio, esperando-se que todos tenham gostado de fazer parte desta experiência. 


Neste período, ainda terá lugar o apuramento, a distrital do "Megasprinter" e o torneio individual de Badminton. Os professores aconselham a que todos os alunos aproveitem as aulas para melhorar o seu desempenho, de modo a estarem preparados para a competição.



Ficam as imagens das equipas vencedoras.

Infantis A - Masculinos

Martim/ José/ Vasco - 5ºA

Infantis B - Femininos 

Ema -7ºD/ Maria -7ºA/ Ana Margarida -7ºD

Infantis B - Masculinos 

Dinis/ Pedro/ Bernardo - 6ºF

Iniciadas

Rita - 8ºD / Beatriz - 8ºE / Inês - 8º E / Íris - 9ºA

Iniciados

Miguel - 8ºA / Leandro / Luís/ Hugo/ João - 9ºA

Juvenis - Femininos

Sara - 9ºE / Érica - 8ºF / Inês - 9ºD / Leonor - 9ºE /  Luana - 9ºD  

Corta-Mato Escolar 2022/2023

16 de dezembro

Depois de anos de paragem, motivada pela pandemia, realizou-se, no dia 16 de dezembro, o corta-mato na nossa escola.

Felicitamos os participantes que aceitaram o desafio, para o qual treinaram nas aulas do primeiro período. 

Estas atividades proporcionam aos alunos uma experiência diferente, dedicada ao desporto, de modo a mostrarem o que aprenderam e melhoraram durante as aulas. São momentos especiais de aprendizagem em saudável convívio, em que o mais importante é a participação.

A todos os que este ano ainda não foram vencedores apelamos a que não desistam!

Agradecemos a colaboração de todos os alunos juízes, que foram impecáveis na organização deste evento, e o incentivo da comunidade escolar aos atletas, não só durante as corridas mas também durante a entrega de prémios. 

Os alunos vencedores vão representar a nossa escola no corta-mato distrital, no dia 27 de janeiro de manhã, no parque urbano Sara Moreira, em Santo Tirso.


Desejamos que todos aproveitem esta experiência dando o seu melhor!

     Infantis A - Femininos

     Alice, 5ºA / Gabriela, 5ºE / Matilde, 5ºE

Infantis A - Masculinos

Frederico, 5º E / Gustavo, 5º B / José, 5º A

Infantis B - Femininos

Ana, 7º C / Mª Helena, 6º C / Diana, 6A

Infantis B - Masculinos

Vasco, 7ºC / António, 7ºC / Miguel, 7º D

Iniciadas

Rita,8º D / 2º Leonor, 8G/ 3º Inês, 8ºE 

Leonor, 9ºD / 5º Diana, 7C / 6º Mariana, 9º C

Iniciados

Ricardo,9ºE /Pedro, 7ºF /Vasco, 9º E

Afonso, 9ºD / Vasco, 9º C / Martim, 8º A

Eduardo, 8º C /Diogo, 9º E / Willem, 9º B 

    1º Bruna, 9ºB  

Ténis de Mesa

Desporto Escolar

O Ténis de Mesa é um desporto inventado em Inglaterra no século XIX, onde era conhecido como ping-pong, nome atualmente usado apenas para fins recreativos. É um dos desportos mais populares do mundo em termos de número de jogadores e pretendeu aproximar-se do jogo de ténis em um ambiente fechado. 

A popularidade do jogo fez com que as empresas de brinquedos iniciassem a venda de equipamentos comercialmente. As raquetes antigas, que eram muitas vezes feitas de madeira, faziam muito barulho ao bater na bola (ping pong). Por isso, o nome ping pong foi largamente usado. Uma inovação importante veio em 1903, quando foi inventada uma versão moderna da raquete com uma borracha colada sobre a madeira.

A popularidade do Ténis de Mesa cresceu em 1901, quando se começou a organizar torneios e quando se organizou um campeonato mundial, não oficial, no ano seguinte. Em 1926 foi criada a Federação Internacional de Ténis de Mesa, mas só em 1988, em Seul, este desporto se tornou Olímpico.

No fim do ano 2000, as antigas bolas de 38 mm foram oficialmente trocadas pelas de 40 mm, com o objetivo de aumentar a resistência do ar sobre a bola e tornar o jogo mais lento, já que a velocidade que o jogo tomara dificultava o acompanhamento das jogadas. Nessa altura, os jogadores começaram a aumentar a grossura da esponja da borracha, tornando o jogo novamente mais rápido. 


O Clube de Desporto Escolar de Ténis de Mesa funciona na Escola E.B. 2,3 “A Ribeirinha”, no seguinte horário: segunda-feira, 13h25; terça-feira, 13h25, 16h30 e 17h25; e quinta-feira, 11h30 e 13h25.


Professor Vasco Sousa, Coordenador do Desporto Escolar

Desporto Escolar - 2022/2023

Dando continuidade ao desenvolvimento do Desporto em geral e do Desporto Escolar, em particular, começámos mais um ano letivo com seis modalidades a funcionar na Ribeirinha – Badminton, Ténis de Mesa, Tiro com Arco, Canoagem, Boccia e um novo clube designado “Escola Ativa”, que tem como objetivo desenvolver atividades desportivas variadas, não circunscritas a uma determinada modalidade ou disciplina. A modalidade de canoagem desenvolve-se nas margens do rio Ave e dinamiza seis horas de treino semanal. A modalidade de Boccia é destinada aos alunos com medidas adicionais de suporte à aprendizagem que exijam adaptações curriculares significativas e oferece três tempos letivos de treino semanal. As modalidades de Badminton, Ténis de Mesa e Tiro com Arco oferecem seis horas de treino por semana, podendo cada aluno participar no horário que lhe for mais conveniente. 

Todos os clubes estão abertos à participação de todos os alunos da escola, independentemente da sua idade ou género, e o horário dos treinos está afixado no pavilhão desportivo. 

Na escola de Mindelo daremos continuidade aos clubes de Atletismo, Badminton, Natação e Voleibol. Todos estes clubes disponibilizam três horas de treino semanal, à exceção do clube de Atletismo, que disponibiliza nove, e do clube de Badminton, que disponibiliza seis. 

Ao longo do ano letivo, os alunos inscritos nestes clubes terão oportunidade de participar em torneios interescolares, que se realizarão, maioritariamente, aos sábados, da parte da manhã. 

Para os alunos que ainda não experimentaram a prática de alguma destas modalidades, fica feito o convite para comparecerem a um dos treinos e descobrirem novas experiências desportivas que, quem sabe, poderão despertar novos desafios e interesses.


O Coordenador do Desporto Escolar

Professor Vasco Sousa

novembro de 2022