O Agrupamento de Escolas D. João II localiza-se na União das Freguesias de Cacém e S. Marcos, concelho de Sintra, e integra as escolas: EB1/JI de S. Marcos nº1, EB1/JI de S. Marcos nº2, Escola Básica Casal do Cotão e a Escola Básica do 2º, 3º ciclo e Secundário Rainha D. Leonor de Lencastre, sendo esta última, escola sede do Agrupamento. Atualmente conta com 1717 alunos, distribuídos nos seguintes níveis de ensino: Pré-escolar, 233 crianças; 1.º Ciclo, 577 alunos; 2.º Ciclo, 337 alunos; 3.º Ciclo, 371 alunos e Secundário, 90 alunos.
No que diz respeito aos recursos humanos afetos ao Agrupamento, estes subdividem-se da seguinte forma: 160 Docentes, 8 Assistentes Técnicos e 59 Assistentes Operacionais. Em relação aos docentes, realça-se o facto de aproximadamente 57% destes serem do quadro de agrupamento ou de quadro zona pedagógica, sendo os restantes docentes contratados.
A população acolhida no Agrupamento de Escolas D. João II é bastante heterogénea, sendo notória uma elevada diversidade cultural e económica.
Para o diagnóstico executado, realça-se a importância do inscrito nos 4 eixos da Análise Swot disponibilizada no Projeto Educativo em vigor. Assim, podemos identificar e destacar pontos fracos precursores da falta de cumprimento de normas estabelecidas para o presente ano letivo, nomeadamente o elevado número de alunos com défice de competências de literacia, em particular ao nível da leitura e da escrita. Tais competências são fulcrais para a aplicação das medidas inscritas no plano de contingência, e, como tal, urge pensar e implementar acções que conduzam ao seu desenvolvimento.
Na continuidade da leitura/análise do documento supracitado, acrescem vários itens que apenas poderão ser debelados com um trabalho efectivo ao nível das literacias e com o envolvimento de todos os atores que participam nesta comunidade escolar.
Nesta medida, e decorrente das necessidade associadas à evolução social, será igualmente premente contribuir com indivíduos mais preparados para um futuro que se antevê progressivamente dependente do contexto de trabalho em suporte digital.
Dando sequência à análise atrás efetuada, o presente projecto alia as ações delineadas para enfrentar uma situação de pandemia em contexto escolar com a rentabilização dos meios digitais existentes, justificando a sua renovação.