OBJETIVOS:
OE1- Aumentar o conhecimento sobre o agente infecioso responsável pela pandemia;
OE2- Conhecer as medidas preventivas que mitigam a transmissão do agente infecioso responsável pela pandemia e compreender a importância do seu cumprimento;
OE3- Conhecer meios digitais e perceber o seu contributo para suporte do trabalho realizado na Escola, com relevo para o tema Pandemia.
.Público-alvo: todos os alunos das turmas 9C e 11B
.Recursos Humanos: Os professores de CN e BG das turmas indicadas, assim como outros desses CT que tinham disponibilidade para participar. (foram convidados todos os docentes dos grupos de recrutamento 230 e 520, assim como representantes do DEP-CMS e membros da Direção deste agrupamento)
Sessão organizada por elementos do grupo de trabalho PES e dinamizada por uma investigadora do grupo de investigação do IGC.
.Recursos Materiais: computador com acesso à internet; disponibilidade de rede cabo/wireless; projetor de vídeo; tela de projeção; colunas de som - (ensino presencial); para a modalidade de ensino à distância todos os indivíduos do público-alvo/recursos humanos envolvidos/convidados deverão possuir computador com acesso à internet; disponibilidade de rede cabo/wireless; colunas de som;
.Duração: atividade prevista para um máximo de 100 minutos;
.Calendarização: a realizar no segundo período deste ano letivo;
.Local: a realizar na modalidade de ensino presencial/E@D, estando cada turma envolvida na sua sala e o investigador nas instalações do IGC (modalidade de ensino presencial) ou a realizar na modalidade de E@D, estando cada aluno no seu domicilio, os professores na escola e o investigador nas instalações do IGC (modalidade de E@D)
.Descrição:
Seguir um alinhamento temático definido com a investigadora do IGC que observe:
a) O IGC (o que é o IGC, que tipo de investigação é feita no IGC);
b) O que significa ser cientista (como é o dia-a-dia de um cientista);
c) A Sílvia enquanto cientista: o seu percurso enquanto estudante e depois como profissional (os alunos costumam ter sempre muito interesse nesta parte);
d) O seu trabalho de investigação, abordando em específico o tema que o professor pede "Compreender mecanismos associados à Biologia da infeção Viral preferencialmente relevantes no que respeita ao "Sars-Cov-2”.
Antes da realização da sessão, será dinamizada, com as turmas a sua preparação, envolvendo a temática em foco. Será, assim, explorado o conteúdo e abordados conceitos básicos a este associados.
A sessão será constituída por duas partes, uma primeira que deverá, se possível, ser apoiada na exploração de uma apresentação ou recurso afim, obrigando à participação dos alunos; na segunda os alunos terão oportunidade de colocar à investigadora questões que resultaram da exploração do tema em aula de preparação desta sessão (poderá ser realizada em modalidade mista, isto é, intercalando a estratégia definida para cada uma das partes ).
*****
A sessão apoia-se no facto da Biologia da Infeção Viral assumir, cada vez mais, uma enorme importância no mundo atual e em particular no momento que vivemos. Nesse sentido, a atividade em causa visa a perceção do trabalho à volta deste assunto numa perspetiva de abordagem do método científico e do transporte e aplicação desse conhecimento a nível técnico e na sociedade civil. Para levar a cabo esta ação, contamos com a presença da Dr.ª Sílvia Costa do Grupo de Investigação respetivo, e da Dr.ª Ana Mena, da unidade de Public Engagement Instituto Gulbenkian da Ciência.
*****
O público-alvo assinalado aplicará a informação obtida em futuras atividades, no âmbito deste projeto, ocupando o nicho de veículos de transmissão de informação. Serão disso exemplo as ações C1 (Concurso para a elaboração de logotipo) e C2 (Peddyphone) definidas no domínio da interdisciplinaridade.