PEDDYPHONE
PEDDYPHONE
OBJETIVOS:
OE1- Aumentar o conhecimento sobre o agente infecioso responsável pela pandemia;
OE2- Conhecer as medidas preventivas que mitigam a transmissão do agente infecioso responsável pela pandemia e compreender a importância do seu cumprimento;
OE3- Conhecer meios digitais e perceber o seu contributo para suporte do trabalho realizado na Escola, com relevo para o tema Pandemia.
.Público-alvo: todos os alunos da escola sede de agrupamento
.RH: professores da escola sede de agrupamento.
.Recursos Materiais: computadores com acesso à internet; disponibilidade de rede wireless; impressora; folhas A4, de 80gr; (cada grupo participante deverá possuir um smartphone, com acesso à internet); Projetor de vídeo; tela de projeção; mesas para local de partida e meta; placard para local de partida e meta; pranchetas;
.Local: atividade constituída por dois momentos distintos; o primeiro, a realizar na sala de aula/biblioteca escolar e o segundo entre a sala de aula e um percurso definido dentro do recinto escolar.
.Calendarização: 17 de junho
.Descrição:
no primeiro momento, um professor de cada turma (preferencialmente o DT/prof. de CID e Desenvolvimento) inicia, em maio, um trabalho com os alunos, que culminará, no dia 15 de junho, na realização de um peddyphone; O resultado do trabalho realizado durante este primeiro momento integrará o segundo momento; este será pensado, planeado, planificado e produzido com o contributo dos trabalhos desenvolvidos, sob um tema (flutuante) agregador - Pandemia; o trabalho decorrerá da análise de recursos de literacia científica, no âmbito da Pandemia, em língua Portuguesa e estrangeira (Inglês e Francês), disponibilizados na página do projeto,, podendo estes ser utilizados/explorados em temáticas curriculares adequadas, nas diferentes disciplinas; será, ainda, disponibilizado um guião, dirigido ao professor, orientador da exploração/dinamização a atividade (recurso manipulável).
O trabalho de investigação será, assim, realizado no intervalo de ação das disciplinas envolvidas, numa perspetiva mais dirigida à área científica que representam; contribuindo para a perceção transversal/holística do conhecimento.
Do trabalho realizado resultarão os desafios a utilizar n segundo momento, um peddyphone, a realizar dentro do recinto escolar.
Findo o primeiro momento, previsivelmente no dia 4 de junho, o grupo organizador da atividade (composto por alunos das turmas 9C; 9E e 11ºA e professores do Grupo PES) procederá à organização do peddyphone; a atividade será realizada no dia 17 de junho, durante o período da manhã, entre as 13:45 e as 17:25, observando os turnos de horário existentes na escola sede de agrupamento.
O segundo momento, um Peddyphone, contará com 10 estações; cada estação possuirá um desafio, associado ao tema Pandemia, que será colocado às equipas que por ali passarem; as resposta aos desafios são registadas, por cada grupo, em folha disponibilizada para o efeito e, no final, transcritos para um formulário que será disponibilizado sob o formato de QRcode.
Cada turma será representada por uma equipa de 5 elementos; todos os alunos de cada turma deverão permanecer em sala de aula durante o decurso da atividade, mesmo os constituem a equipa que representará a turma; cada equipa só deverá sair da sua sala para participar na atividade quando forem chamados pela organização para o efeito.
A equipa que conseguir completar o trajeto no menor tempo, associado à pontuação obtida, será a equipa vencedora.
A entrega de prémios será agendada oportunamente pela Direção do Agrupamento.
.Organização/Funcionamento:
O plano foi pensado dando cumprimento ao horário letivo existente assim como na continuidade do docente durante o decurso da atividade,de forma a existir uma constância no desenrolar das iniciativas previstas.
Assim, a distribuição das turmas e professores acompanhantes encontra-se em anexo.
Desta forma, as turmas do turno 1, em atividade letiva durante o período da tarde, iniciam a sua participação no peddyphone às 13:45. As turma do turno 2, iniciam a sua participação às 15:45. Todas as equipas (representantes de cada turma no peddyphone) deverão aguardar na sala assinalada, juntamente com os restantes colegas de turma, até que sejam chamados para participar. Finda a sua participação deverão voltar para a sala onde se encontravam.
Durante os 100 minutos que durará atividade, todas as turmas terão um conjunto de desafios que deverão superar. É durante estes 100 minutos que os alunos que constituem a equipa saem para participar no peddyphone (são chamados por grupos pertencentes à organização, responsáveis por essa tarefa, que se deslocarão às salas), um percurso que percorrerão em cerca de 30 minutos, findo o que voltarão a integrar a turma e participar nos desafios disponíveis para as salas de aula.
Após chamados, os membros da equipa necessitam de se dirigir à meta (serão informados, no momento em que são chamados, sobre a sua localização) e, chegados à meta iniciam, de imediato a participação. Em sala de aula deverão, antes de participar, colocar um tag (serão disponibilizados e tags por sala/turma) que os identificará durante a participação, que serão colocados com o auxílio de alfinetes de dama nas suas camisolas.
Na partida será fornecido a cada equipa um boletim de participação (folha A5), possuindo, na frente os locais onde deverão assinalar as opções corretas para cada desafio/estação e, no verso, a planta da escola com a localização das estações. As equipas deverão realizar o peddyphone, salvo indicação contrária, pela ordem crescente do número que identifica cada estação. Assim que terminarem a estação 10 deverão dirigir-se à meta, local onde encontram exposto os QRCode onde registarão a sua participação (transcrição das respostas aos desafios para um formulário; acesso ao formulários será través do QRCode disponibilizado-afixado). Após terminarem o registo das respostas aos desafios, cada equipa deverá entregar o boletim de participação na mesa da meta (só assim validam a sua participação) e dirigir-se à sua sala.
Na sala de aula, cada turma participa na atividade através da superação de desafios que estarão disponibilizados na página da atividade, no projeto
(https://sites.google.com/aedj2.pt/aedj2-covid19/c2/desafios-sala-aula?authuser=1).
Estes desafios deverão ser realizados pela ordem indicada e o resultado obtido na participação em cada desafio deverá ser enviado pelo professor que acompanha a turma em aula para o email do projeto (salafhoje@gmail.com).
Os resultados das equipas do Turno 1/2 serão conhecidos 15 minutos antes do final do tempo letivo, isto é, às 15:30 para o turno 1 e às 17:10 para o turno 2 (em link
https://sites.google.com/aedj2.pt/aedj2-covid19/c2/resultado-peddyphone?authuser=1
associado à página da atividade, a divulgar oportunamente a todos os professores). Para este concorrem as tarefas realizadas pela turma, em conjunto com o professor acompanhante em contexto de sala de aula e a participação da equipa no percurso do peddyphone.
Após publicitação dos resultados, a turma vencedora, acompanhada pelo respetivo professor, dirige-se ao pátio de entrada/edifício principal (pelo exterior exterior), para a entrega dos prémios.
As restantes turmas mantêm-se em aula até ao final do tempo letivo, momento em que terminam a atividade letiva, isto é até às 15:45 para o turno 1 ou até às 17:25, para o turno 2.
O cumprimento do descrito, sobre esta atividade, é importante o sucesso da mesma.