·Dia 26 de maio de 2025 -
𝟏.º 𝐝𝐢𝐚 𝐝𝐚 𝐦𝐨𝐛𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐧𝐨 â𝐦𝐛𝐢𝐭𝐨 𝐝𝐚 𝐚𝐜𝐫𝐞𝐝𝐢𝐭𝐚çã𝐨 𝐄𝐫𝐚𝐬𝐦𝐮𝐬+ “𝐁𝐮𝐢𝐥𝐝𝐢𝐧𝐠 𝐚 𝐍𝐞𝐰 𝐄𝐮𝐫𝐨𝐩𝐞𝐚𝐧 𝐒𝐜𝐡𝐨𝐨𝐥” 𝐞𝐧𝐠𝐥𝐨𝐛𝐚𝐧𝐝𝐨 𝐨 𝐩𝐫𝐨𝐣𝐞𝐭𝐨 𝐞𝐓𝐰𝐢𝐧𝐧𝐢𝐧𝐠 “𝐄𝐮𝐫𝐨𝐩𝐞 - 𝐅𝐫𝐞𝐞𝐝𝐨𝐦 𝐭𝐡𝐫𝐨𝐮𝐠𝐡 𝐀𝐫𝐭”
A origem dos Jogos Olímpicos, em 776 a.c., na cidade de Olímpia, teve como objetivo uma homenagem aos Deuses gregos, especialmente a Zeus. Tinham, por isso, um carácter religioso e eram baseados em valores como a justiça, respeito pelas pessoas, compreensão e igualdade.
Hoje, em terras helénicas, os alunos fizeram uma recriação desses jogos, relembrando os mesmos valores, numa atividade tão divertida como criativa. O grupo de alunos e professores dançaram também músicas tradicionais gregas no campo de jogos da escola. Finalmente, assistimos a uma aula de Música onde ouvimos os alunos gregos a cantar uma música tradicional portuguesa: “Laurindinha”. Estiveram muito afinados e com um excelente português. Foi um dia muito especial.
Obrigada, amigos gregos!
Ευχαριστώ
Alice Araújo e Mónica Ferreira
Dia 27 de maio de 2025 -
𝟐.º 𝐝𝐢𝐚 𝐝𝐚 𝐦𝐨𝐛𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐧𝐨 â𝐦𝐛𝐢𝐭𝐨 𝐝𝐚 𝐚𝐜𝐫𝐞𝐝𝐢𝐭𝐚çã𝐨 𝐄𝐫𝐚𝐬𝐦𝐮𝐬+ “𝐁𝐮𝐢𝐥𝐝𝐢𝐧𝐠 𝐚 𝐍𝐞𝐰 𝐄𝐮𝐫𝐨𝐩𝐞𝐚𝐧 𝐒𝐜𝐡𝐨𝐨𝐥” 𝐞 𝐝𝐨 𝐩𝐫𝐨𝐣𝐞𝐭𝐨 𝐞𝐓𝐰𝐢𝐧𝐧𝐢𝐧𝐠 “𝐄𝐮𝐫𝐨𝐩𝐞 - 𝐅𝐫𝐞𝐞𝐝𝐨𝐦 𝐭𝐡𝐫𝐨𝐮𝐠𝐡 𝐀𝐫𝐭”
Hoje estivemos no “umbigo do mundo” — assim o definiu Zeus. Para procurar o lugar perfeito para erguer um santuário, ele enviou duas águias: uma para leste, outra para oeste. No entanto, ambas se encontraram em Delfos, tendo assim indicado que aquele seria o centro do mundo — a encosta sudoeste do monte Parnaso. Originalmente, o santuário foi dedicado a Gaia, a Deusa da Terra, e Píton, a serpente, era sua guardiã.
Mais tarde, Apolo matou Píton e apoderou-se desse santuário e, para comemorar, organizaram-se os Jogos Píticos.
Neste sítio arqueológico existem dois santuários: um dedicado a Apolo e outro a Atena Pronaia. Hoje, Delfos é Património Mundial da UNESCO, com ruínas que testemunham este mundo antigo, povoado pelos deuses.
Visitámos hoje o Templo de Apolo, o teatro de Dionísio e o estádio onde se realizavam os jogos. Percorrendo, esta manhã, a “via sagrada”, conseguimos imaginar a inquietante vida dos deuses. A paisagem circundante é de uma beleza indescritível. As águias escolheram bem!
Após o almoço, visitámos o mosteiro bizantino de São Lucas, o monumento mais importante da Grécia do século XI, inserido entre as imponentes montanhas —guardiãs serenas dos monges.
Esta visita cultural arrebatou-nos pela beleza e pela história. Estamos certas de que esta terra tem a mão dos deuses.
Όλοι μαζί!
Dia 28 de maio de 2025 -
𝟑.º 𝐝𝐢𝐚 𝐝𝐚 𝐦𝐨𝐛𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐧𝐨 â𝐦𝐛𝐢𝐭𝐨 𝐝𝐚 𝐚𝐜𝐫𝐞𝐝𝐢𝐭𝐚çã𝐨 𝐄𝐫𝐚𝐬𝐦𝐮𝐬+ “𝐁𝐮𝐢𝐥𝐝𝐢𝐧𝐠 𝐚 𝐍𝐞𝐰 𝐄𝐮𝐫𝐨𝐩𝐞𝐚𝐧 𝐒𝐜𝐡𝐨𝐨𝐥” 𝐞 𝐝𝐨 𝐩𝐫𝐨𝐣𝐞𝐭𝐨 𝐞𝐓𝐰𝐢𝐧𝐧𝐢𝐧𝐠 “𝐄𝐮𝐫𝐨𝐩𝐞 - 𝐅𝐫𝐞𝐞𝐝𝐨𝐦 𝐭𝐡𝐫𝐨𝐮𝐠𝐡 𝐀𝐫𝐭”
Atalanta, cujo topónimo tem origem no nome de uma heroína mitológica, conhecida pela sua bravura e destreza física, foi a cidade que visitámos esta manhã. Começámos pela Câmara Municipal, onde estivemos reunidos com o presidente, a vereadora da Educação, alunos e professoras. Após uma breve preleção sobre a importância destes intercâmbios e da amizade entre Portugal e a Grécia, passou-se a uma sessão de perguntas ao Sr. Presidente da Câmara, por parte dos alunos. Ficámos agradavelmente surpreendidas por ter respondido a cada pergunta, em inglês e grego, de forma detalhada e cordial. Foi muito interessante. No final, tirámos a fotografia da praxe.
Logo de seguida, fomos a uma propriedade vínica, que reúne as condições perfeitas para a produção de vinho — Hatzimichalis Vineyards — e que produz vinho para exportação.
O dia terminou com a visita ao mosteiro de Saint George, construído no século XI a.C. e de arquitetura bizantina. Saint George é uma figura venerada e importante para a religião ortodoxa. Hoje, vive lá um monge, mas continua a acolher os fiéis que ali se encontram nos rituais religiosos.
A paisagem, certamente protegida pelos deuses do Olimpo, permanece imperturbável e sublime.
φιλία
dia 29 de maio de 2025 -
𝟒.º 𝐝𝐢𝐚 𝐝𝐚 𝐦𝐨𝐛𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐧𝐨 â𝐦𝐛𝐢𝐭𝐨 𝐝𝐚 𝐚𝐜𝐫𝐞𝐝𝐢𝐭𝐚çã𝐨 𝐄𝐫𝐚𝐬𝐦𝐮𝐬+ “𝐁𝐮𝐢𝐥𝐝𝐢𝐧𝐠 𝐚 𝐍𝐞𝐰 𝐄𝐮𝐫𝐨𝐩𝐞𝐚𝐧 𝐒𝐜𝐡𝐨𝐨𝐥” 𝐞 𝐝𝐨 𝐩𝐫𝐨𝐣𝐞𝐭𝐨 𝐞𝐓𝐰𝐢𝐧𝐧𝐢𝐧𝐠 “𝐄𝐮𝐫𝐨𝐩𝐞 - 𝐅𝐫𝐞𝐞𝐝𝐨𝐦 𝐭𝐡𝐫𝐨𝐮𝐠𝐡 𝐀𝐫𝐭”
Hoje, às 8:30h da manhã, alunos e professores testaram as suas capacidades nos trabalhos manuais na construção de um navio com materiais recicláveis e com a ajuda da professora de Artes. A frota será apresentada na exposição no último dia da mobilidade.
Agora, mudemos de tema.
STEM (Science - Technology - Engineering - Mathematics) é a sigla que representa uma abordagem de aprendizagem que integra estas áreas do conhecimento, com foco na resolução de problemas e inovação.
Hoje, duas representantes do STEM, que desenvolvem projetos com a escola de Malesina, das organizações Social Innov e Aikatarini Laskaridis Foundation, dinamizaram uma ação de sensibilização e levaram a cabo atividades práticas.
Uma das atividades estava relacionada com a programação de software para a medição do pH da água do mar. Outra foi sobre a quantidade de plástico acumulado no mar e, também, sobre a limpeza que fazem nas praias — mesmo naquelas cuja acessibilidade é feita apenas por barco. Retiram toneladas de lixo, indo parte dele para a reciclagem.
O dia culminou com uma ida à praia, para os alunos medirem o pH da água do mar (7,56), pondo em prática o que aprenderam previamente.
Nós gostámos muito. E vocês?
ας σώσουμε τον πλανήτη μας
dia 30 de maio de 2025 -
𝟓.º 𝐝𝐢𝐚 𝐝𝐚 𝐦𝐨𝐛𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐧𝐨 â𝐦𝐛𝐢𝐭𝐨 𝐝𝐚 𝐚𝐜𝐫𝐞𝐝𝐢𝐭𝐚çã𝐨 𝐄𝐫𝐚𝐬𝐦𝐮𝐬+ “𝐁𝐮𝐢𝐥𝐝𝐢𝐧𝐠 𝐚 𝐍𝐞𝐰 𝐄𝐮𝐫𝐨𝐩𝐞𝐚𝐧 𝐒𝐜𝐡𝐨𝐨𝐥” 𝐞 𝐝𝐨 𝐩𝐫𝐨𝐣𝐞𝐭𝐨 𝐞𝐓𝐰𝐢𝐧𝐧𝐢𝐧𝐠 “𝐄𝐮𝐫𝐨𝐩𝐞 - 𝐅𝐫𝐞𝐞𝐝𝐨𝐦 𝐭𝐡𝐫𝐨𝐮𝐠𝐡 𝐀𝐫𝐭”
Hoje, o tempo atmosférico adivinhava que era o nosso último dia em terras helénicas, porque acordou cinzento e chuvoso.
Esta manhã, após termos assistido a algumas aulas (Ciências, Grego e Inglês), seguiu-se a cerimónia de encerramento. O auditório, decorado com fotografias das várias atividades desta semana, foi o espaço onde decorreu a entrega dos certificados e — as fotografias, testemunhas silenciosas deste encontro, onde a alegria e a saudade se exprimiram em risos, palmas, abraços e lágrimas — asseguraram-nos que aqui começou uma amizade.
Relembremos também que tudo isto começou com um projeto eTwinning sobre a importância da Arte.
Hoje, no final, quando, em círculo, dançámos músicas tradicionais gregas, sentimo-nos parte desta comunidade, desta escola, com profissionais de excelência e, sobretudo, seres humanos genuínos, que nos fizeram sentir em casa.
Este é o espírito Erasmus e eTwinning: o respeito pelo outro e a certeza de que as diferenças nos unem.
Na verdade, a diversidade faz do mundo um local muito mais interessante e saudável, e as nossas alunas saíram daqui mais ricas em conhecimento e humanidade.
Não foi por acaso que os Deuses escolheram esta terra para construírem o seu legado.
Obrigada a todos.
θα μας λείψεις