(em atualização) O Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto, Cinfães é uma instituição educativa TEIP (Território Educativo de Intervenção Prioritária), tendo obtido a Acreditação Erasmus 2021-2027 com o código 2020-1-PT01-KA120-SCH-094796, visando a concretização de três objetivos bem definidos:
Objetivo 1 - Melhorar a forma como as diversas equipas pedagógicas da instituição atuam e se articulam, numa lógica de concretização de lideranças mais participativas e partilhadas, reforçando a Cultura de Escola.
Objetivo 2 - Melhorar a forma como o currículo escolar é aplicado, numa lógica de crescente articulação e flexibilidade do processo educativo e de aposta na via digital.
Objetivo 3 - Aumentar a forma como os encarregados de educação e pais se envolvem na vida escolar dos alunos, bem como reforçar as parcerias, de âmbito educativo, com a comunidade local.
No 4.º ano de concretização, o Agrupamento viu aprovadas um conjunto alargado de mobilidades individuais.
Assim, durante o anos letivo 2024/2025 prevê-se que cinco docentes do Agrupamento possam frequentar cursos de formação relacionados com as temáticas da relação escola - família, saúde mental e educação ambiental, seis docentes usufruam de experiências de job-shadowing e nove alunos tenham a oportunidade de participar em mobilidades para escolas de acolhimento com boas práticas pedagógicas no âmbito dos temas referenciados anteriormente.
No ano letivo de 2025/2026, há um conjunto de mobilidades que foram pensadas e preparadas para atingirmos os objetivos definidos. Uma situação nova relativamente ao 2º objetivo e a relação do Processo Educativo e a Digitalização. Embora nos anos anteriores tivéssemos a opinião de que o nível da capacitação digital dos nosso docentes era suficiente, fomos abordados por muitos na necessidade de compreender e começarem a utilizar a aplicação e o conhecimento da "Inteligência Artificial na sala de aula". Vamos por isso, continuar com o 2º objetivo ativo, e direcionar algum do esforço das mobilidades nesse sentido.
Mobilidades aprovadas: Courses and training 13 a 19, Group mobility of school pupils 18 a 28 e Job-shadowing 13 a 19, num total de 44 a 66 mobilidades para o ano letivo de 2025/2026.