Candidatos e critérios de seleção para participação
As candidaturas dos docentes, alunos e funcionários para participarem nas atividades Erasmus, são sempre controladas pela Equipa Erasmus estabelecida no Agrupamento de Escolas General Serpa Pinto e supervisionadas pela direção do Agrupamento.
Para se efetivarem, foram feitos convites, através de email, a todos os docentes e alunos, a preencherem um primeiro formulário com declaração de interesse em participarem.
Desta lista de interessados também foram recrutados alunos, docentes e funcionários para participarem nas mobilidades de Erasmus+ KA210 e KA220, sendo essa escolha da responsabilidade dos respetivos coordenadores de projeto, com conhecimento da Equipa Erasmus e da Direção do Agrupamento.
Os critérios de seleção dos docentes e Técnicos Superiores foram relativos às suas intenções, usando-se os seguintes itens de desempate:
Já tinha beneficiado de uma mobilidade Erasmus+ em anos anteriores.
Disponibilidade para participar nas atividades Erasmus+ propostas para o ano letivo.
Tipo de mobilidade a que se propõe.
Capacidade de liderança de grupo (definido posteriormente na reunião semanal da Equipa Erasmus).
Nos alunos, além destes critérios, usou-se ainda:
Autorização do Encarregado de Educação.
Participação em anteriores atividades Erasmus.
Participação em projeto Etwinning.
Parecer do diretor de turma.
Parecer do Gabinete de Apoio à Família e ao Aluno (Psicólogo e Assistente Social), quando entendido como necessário pela Equipa Erasmus.
Após estas considerações, sempre em reunião da Equipa Erasmus, e dentro dos parâmetros aprovados no Projeto da Candidatura para a Acreditação Erasmus+, foram definidos que os participantes seriam:
9 alunos em mobilidade de alunos, 2 equipas com 2 professores acompanhantes cada.
6 professores em Jobshadowing em 3 equipas de 2 professores cada.
5 ou 6 participantes em cursos estruturados Erasmus, a definir dentro dos objetivos do projeto da Acreditação Erasmus.
De todas as propostas, foi tomado o parecer favorável e definitivo por parte da Direção do Agrupamento que acompanhou o orçamento disponível e a atribuição de verbas para a sua realização.