20 e 21 de julho de 2025 - Dia 1 e 2 de “𝐒𝐨𝐟𝐭 𝐒𝐤𝐢𝐥𝐥𝐬 𝐚𝐧𝐝 𝐄𝐦𝐨𝐭𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐥𝐥𝐢𝐠𝐞𝐧𝐜𝐞 𝐟𝐨𝐫 𝐭𝐞𝐚𝐜𝐡𝐞𝐫𝐬 𝐚𝐧𝐝 𝐞𝐝𝐮𝐜𝐚𝐭𝐢𝐨𝐧 𝐬𝐭𝐚𝐟𝐟” - 𝐁𝐨𝐥𝐨𝐧𝐡𝐚, 𝐈𝐭á𝐥𝐢𝐚
Os professores Paulo Vasconcelos e Sérgio Gomes estão a participar num Curso Erasmus na cidade de Bolonha para aprenderem sobre “Soft Skills and Emotional Intelligence for teachers and education staff” (Competências Básicas e Inteligência Emocional para professores e funcionários da educação). No primeiro dia tivemos atividades relativas à explicação do curso, uma visita aos monumentos mais emblemáticos do centro da cidade, para que todos se pudessem conhecer melhor, criando mais dinâmica e interatividade. O segundo dia começou com a apresentação de todos os participantes e a distribuição das atividades pelos vários dias do curso. De seguida, passamos a apresentar as nossas expectativas, contributos e receios relativamente a este curso. Seguiram-se momentos de partilha e debate, com a orientação da formadora, permitindo, também, determinar as áreas do curso a focar, de acordo com os interesses e necessidades dos participantes.
A atividade seguinte foi muito interessante, pois colocou todos os presentes a refletir em quais os conhecimentos, as competências e as atitudes que, por um lado, consideramos mais importantes desenvolver nos alunos para que possam aproveitar melhor as oportunidades que se lhes apresentem e, por outro lado, quais os que os professores têm que desenvolver para realizarem o seu trabalho da melhor forma. Mesmo sendo os participantes de países tão distintos, as opiniões foram sendo unânimes.
Na parte da tarde trabalhamos as nossas opiniões sobre os 5 pilares da Inteligência Emocional (autoconsciência, autorregulação, motivação, empatia e competências sociais) com vários grupos a darem a sua opinião sobre este assunto.
Professores Paulo Vasconcelos e Sérgio Gomes
22 de julho de 2025 - Dia 3 de “𝐒𝐨𝐟𝐭 𝐒𝐤𝐢𝐥𝐥𝐬 𝐚𝐧𝐝 𝐄𝐦𝐨𝐭𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐥𝐥𝐢𝐠𝐞𝐧𝐜𝐞 𝐟𝐨𝐫 𝐭𝐞𝐚𝐜𝐡𝐞𝐫𝐬 𝐚𝐧𝐝 𝐞𝐝𝐮𝐜𝐚𝐭𝐢𝐨𝐧 𝐬𝐭𝐚𝐟𝐟” - 𝐁𝐨𝐥𝐨𝐧𝐡𝐚, 𝐈𝐭á𝐥𝐢𝐚
O dia começou cedo, pelas 8h15m, com uma atividade dedicada à exploração da Inteligência Emocional (I.E.): “Emotional investigators”. A atividade permitiu perceber os diferentes aspetos que caraterizam cada emoção e reconhecer a dificuldade na sua identificação. Em grupos, escolhemos imagens representativas de diferentes emoções. Cada grupo registou o nome da emoção correspondente a cada imagem, sem o dar a conhecer. As imagens foram depois entregues aos restantes grupos que tiveram que identificar as várias emoções. No final, foram comparadas as respostas dos diferentes grupos. Durante o debate, foram apresentadas ferramentas para identificar emoções e distingui-las de sentimentos.
A sessão continuou com a identificação dos 5 pilares da I.E., entre os quais a Empatia, o que permitiu fazer a ponte com as atividades da tarde.
Durante a tarde abordou-se a integração da I.E. na escola, com exemplos de atividades possíveis de realizar.
Para melhor entendermos o conceito de empatia e a forma de reconhecer e demonstrar empatia, realizou-se a atividade “Criação de um mapa de empatia / perceção”. Cada participante descreveu num papel uma situação problemática que tenha enfrentado. Mais uma vez, em grupos, analisámos as situações apresentadas pelos outros participantes tentando identificar a emoção que despertou e as reações mais prováveis.
Terminamos com um exercício em que se analisaram diferentes diálogos para identificar o tipo de emoção inerente.
23 de julho de 2025 - Dia 4 de “𝐒𝐨𝐟𝐭 𝐒𝐤𝐢𝐥𝐥𝐬 𝐚𝐧𝐝 𝐄𝐦𝐨𝐭𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐥𝐥𝐢𝐠𝐞𝐧𝐜𝐞 𝐟𝐨𝐫 𝐭𝐞𝐚𝐜𝐡𝐞𝐫𝐬 𝐚𝐧𝐝 𝐞𝐝𝐮𝐜𝐚𝐭𝐢𝐨𝐧 𝐬𝐭𝐚𝐟𝐟” - 𝐁𝐨𝐥𝐨𝐧𝐡𝐚, 𝐈𝐭á𝐥𝐢𝐚
Mais um dia de formação enriquecedor. A formação começou com a análise das aprendizagens do dia anterior com a metodologia de “World Café”, em que os grupos analisam diferentes pontos, em conversas paralelas, e cada grupo com um líder “rotativo”, foi analisando o dia anterior. Voltando à sessão do dia, iniciamos com a análise da “Self-motivation” e os seus “Keys elements” (otimismo, impulso para o sucesso, compromisso e iniciativa). Aprendemos a estruturar os nossos objetivos de vida com a metodologia SMARTER.
Com a intenção de termos um pensamento mais divergente, fomos convidados a realizar um exercício, em que tínhamos que procurar palavras com um ponto comum. Mas não era o ponto comum mais óbvio, mas existia um, o que nos obrigava a pensar um pouco mais na consecução da atividade. Com este exercício, aprendemos a noção e importância de se “pertencer ao grupo”. O próximo exercício permitiu estudarmos as lideranças e a importância da comunicação em grupo
24 de julho de 2025 - Dia 5 de “𝐒𝐨𝐟𝐭 𝐒𝐤𝐢𝐥𝐥𝐬 𝐚𝐧𝐝 𝐄𝐦𝐨𝐭𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐥𝐥𝐢𝐠𝐞𝐧𝐜𝐞 𝐟𝐨𝐫 𝐭𝐞𝐚𝐜𝐡𝐞𝐫𝐬 𝐚𝐧𝐝 𝐞𝐝𝐮𝐜𝐚𝐭𝐢𝐨𝐧 𝐬𝐭𝐚𝐟𝐟” - 𝐁𝐨𝐥𝐨𝐧𝐡𝐚, 𝐈𝐭á𝐥𝐢𝐚
Hoje o dia foi sobre Liderança, Comunicação e Assertividade, um dos dias mais interessantes do curso. Mas as tarefas iniciaram de forma muito colorida. Em grupos, fizemos uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido no dia anterior, recorrendo a uma atividade que utilizou as cartas DIXIT (ver imagem) e escolhemos 5 que definissem a atividade do dia anterior. Não foi fácil, pois uma das maravilhas da Inteligência Emocional é que é subjetiva e cada um pode analisar a mesma imagem de diferentes perspetivas e o exercício final é encontrar o conceito
que seja unânime. De seguida o tema foi o “ 𝘞𝘰𝘳𝘬𝘪𝘯𝘨 𝘪𝘯 𝘎𝘳𝘰𝘶𝘱𝘴” com a definição de papéis e/ou funções de cada um num grupo de forma a facilitar o trabalho e a aprendizagem.
Os “ 𝘎𝘰𝘭𝘦𝘮𝘢𝘯’𝘴 𝘓𝘦𝘢𝘥𝘦𝘳𝘴𝘩𝘪𝘱 𝘚𝘵𝘺𝘭𝘦s”, através de “ 𝘊𝘰𝘮𝘮𝘢𝘯𝘥𝘪𝘯𝘨; 𝘝𝘪𝘴𝘪𝘰𝘯𝘢𝘳𝘺; 𝘈𝘧𝘧𝘪𝘭𝘪𝘢𝘵𝘦; 𝘋𝘦𝘮𝘰𝘤𝘳𝘢𝘵𝘪𝘤; 𝘗𝘢𝘤𝘦𝘴𝘦𝘵𝘵𝘪𝘯𝘨 𝘰𝘶 𝘊𝘰𝘢𝘤𝘩𝘪𝘯𝘨”, ajudaram a definir quais os estados emocionais presentes em cada tipo de liderança. Em grupos trabalhamos textos representativos de cada tipo de liderança e
tínhamos de os descobrir e discutir com os outros elementos da turma.
Os “𝘊𝘰𝘮𝘮𝘶𝘯𝘪𝘤𝘢𝘵𝘪𝘰𝘯 𝘚𝘵𝘺𝘭𝘦𝘴” (Passivo, Assertivo, Agressivo e Passivo-Agressivo) ajudam a interpretar os relacionamentos e a forma como cada um lida com a comunicação.
Uma das partes mais aguardadas por todos era “ 𝘞𝘩𝘺 𝘪𝘴 𝘪𝘵 𝘥𝘪𝘧𝘧𝘪𝘤𝘶𝘭𝘵 𝘵𝘰 𝘴𝘢𝘺 𝘕𝘖?”. Aprendemos que dizer “Não é tão importante como dizer Sim”, e que existem estratégias que podem ajudar a dizer “Não” de forma assertiva.
25 de julho de 2025 - Dia 6 de “𝐒𝐨𝐟𝐭 𝐒𝐤𝐢𝐥𝐥𝐬 𝐚𝐧𝐝 𝐄𝐦𝐨𝐭𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐥𝐥𝐢𝐠𝐞𝐧𝐜𝐞 𝐟𝐨𝐫 𝐭𝐞𝐚𝐜𝐡𝐞𝐫𝐬 𝐚𝐧𝐝 𝐞𝐝𝐮𝐜𝐚𝐭𝐢𝐨𝐧 𝐬𝐭𝐚𝐟𝐟” - 𝐁𝐨𝐥𝐨𝐧𝐡𝐚, 𝐈𝐭á𝐥𝐢𝐚
Todos os dias, este curso de formação faz uma ligeira abordagem aos conteúdos apresentados nos dias anteriores e correlaciona-os. Usamos a aplicação https://www.baamboozle.com/ em grupos.
Iniciamos então os conteúdos do “𝘗𝘶𝘣𝘭𝘪𝘤 𝘚𝘱𝘦𝘢𝘬𝘪𝘯𝘨”, abordando as principais dificuldades que os alunos enfrentam quando têm que falar para a turma. A análise em grupo, usando o método “𝘑𝘪𝘨𝘴𝘢𝘸”, é uma excelente forma de definir os papéis de cada um e ajudar os alunos a expressar-se em grupo. Se não tiverem autocontrolo e inteligência emocional, podem sentir medo do fracasso. Uma das formas de resolução é a aplicação de “𝘚𝘵𝘳𝘢𝘵𝘦𝘨𝘪𝘤 𝘱𝘳𝘰𝘣𝘭𝘦𝘮 𝘴𝘰𝘭𝘷𝘪𝘯𝘨 𝘮𝘰𝘥𝘦𝘭”, na qual pensar nas coisas menos boas que não se devem usar no discurso público ajuda a estabelecer o que se pode fazer para ter um discurso assertivo.
Com a aplicação da atividade “𝘗𝘰𝘸𝘦𝘳𝘱𝘰𝘪𝘯𝘵 𝘒𝘢𝘳𝘢𝘰𝘬𝘦”, estimulamos a criatividade, a imaginação, a gestão do tempo e as competências de comunicação e improvisação.
A temática seguinte foi a Gestão de Conflitos, e aplicamos o método da Conexão forçada, criada para inverter o ponto de vista, aquando de um conflito, exercitando a Empatia e criando Assertividade.
26 de julho de 2025 - Dia 7 de “𝐒𝐨𝐟𝐭 𝐒𝐤𝐢𝐥𝐥𝐬 𝐚𝐧𝐝 𝐄𝐦𝐨𝐭𝐢𝐨𝐧𝐚𝐥 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐥𝐥𝐢𝐠𝐞𝐧𝐜𝐞 𝐟𝐨𝐫 𝐭𝐞𝐚𝐜𝐡𝐞𝐫𝐬 𝐚𝐧𝐝 𝐞𝐝𝐮𝐜𝐚𝐭𝐢𝐨𝐧 𝐬𝐭𝐚𝐟𝐟” - 𝐁𝐨𝐥𝐨𝐧𝐡𝐚, 𝐈𝐭á𝐥𝐢𝐚
A última atividade do curso denominou-se "The six thinking hats", da autoria de Edward De Bono, e consistiu numa atividade de grupo em que cada membro assumiu as atitudes e características determinadas pela cor do "chapéu" que lhe foi atribuído, com o objetivo de encontrar uma solução para uma situação problemática. Os chapéus representam as atitudes mais frequentes numa discussão perante um problema e são uma excelente forma de trabalhar a gestão de conflitos e resolução de problemas.
Por fim, realizou-se a cerimónia oficial de entrega dos certificados, momento de grande emoção pela camaradagem e empatia que se desenvolveu entre os participantes e a formadora.
Foi um curso excelente. Aprendemos a Assertividade, a dizer NÃO, técnicas de Comunicação em público, Tarefas de grupo com alunos, etc.
Acima de tudo aprendemos que as nossas emoções podem ser tratadas com inteligência e isso faz toda a diferença no resultado final do que desejamos.
Um grande abraço a todos os novos amigos e em especial para a formadora Valéria que apresentou uma capacidade excepcional de lidar com atividades de brainstorming mantendo sempre o foco no objetivo final, que foi atingido em todas as sessões. Um curso a replicar com outros colegas de certeza.