Dia 26 de maio de 2025 - 𝟏.º 𝐝𝐢𝐚 𝐝𝐚 𝐦𝐨𝐛𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐝𝐨 𝐉𝐨𝐛 𝐒𝐡𝐚𝐝𝐨𝐰𝐢𝐧𝐠 𝐧𝐨 â𝐦𝐛𝐢𝐭𝐨 𝐝𝐚 𝐚𝐜𝐫𝐞𝐝𝐢𝐭𝐚çã𝐨 𝐄𝐫𝐚𝐬𝐦𝐮𝐬+ “𝐁𝐮𝐢𝐥𝐝𝐢𝐧𝐠 𝐚 𝐍𝐞𝐰 𝐄𝐮𝐫𝐨𝐩𝐞𝐚𝐧 𝐒𝐜𝐡𝐨𝐨𝐥”
No primeiro dia visitamos a Escola 1st Primary school of Malesina, na Grécia.
Malesina é uma cidade pequena, mas com uma rica herança histórica e cultural. A escola desempenha um papel fundamental na comunidade local, proporcionando uma educação de qualidade.
Esta escola alberga alunos do primeiro ao sexto ano, com apenas uma turma por ano, exceto no quinto ano com duas turmas devido ao número elevado de alunos da educação especial.
Esta escola segue o currículo dos padrões do Ministério da Educação da Grécia, incluindo as disciplinas de Língua Grega, Inglês, Música, Matemática, Ciências, Religião Moral (obrigatória), Artes Visuais, Teatro, Educação Física e TIC. É uma escola que valoriza muito as atividades culturais e cada sala aula tem a porta personalizada de acordo com a disciplina ou ano.
O sistema de ensino apresenta três níveis: ensino primário, do primeiro ao sexto, ensino secundário do sétimo ao décimo segundo ano e, por último, o ensino universitário.
Alexandra Macieira e Andreia Correia.
Dia 27 de maio de 2025 - 𝟐º 𝐝𝐢𝐚 𝐝𝐚 𝐦𝐨𝐛𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐝𝐨 𝐉𝐨𝐛 𝐒𝐡𝐚𝐝𝐨𝐰𝐢𝐧𝐠 𝐧𝐨 â𝐦𝐛𝐢𝐭𝐨 𝐝𝐚 𝐚𝐜𝐫𝐞𝐝𝐢𝐭𝐚çã𝐨 𝐄𝐫𝐚𝐬𝐦𝐮𝐬+ “𝐁𝐮𝐢𝐥𝐝𝐢𝐧𝐠 𝐚 𝐍𝐞𝐰 𝐄𝐮𝐫𝐨𝐩𝐞𝐚𝐧 𝐒𝐜𝐡𝐨𝐨𝐥”
No segundo dia de Job Shadowing, no âmbito da acreditação Erasmus +”Building a New European School”, tivemos o privilégio de participar numa visita de estudo e mergulhar na história e na arte bizantina durante a nossa visita ao Mosteiro de São Lucas, em Delphia, na Grécia.
Conhecemos de perto um dos mais importantes monumentos bizantinos do país, Património Mundial da UNESCO, com destaque para a impressionante Catedral de São Lucas, os belíssimos mosaicos e a Cripta onde repousa o santo. Além de aprendermos sobre a arquitetura e o valor cultural do mosteiro, reflectimos sobre a importância da preservação do património histórico. Uma experiência enriquecedora que uniu cultura, história e consciência patrimonial!
Dia 28 de maio de 2025 - 𝟑º 𝐝𝐢𝐚 𝐝𝐚 𝐦𝐨𝐛𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐝𝐨 𝐉𝐨𝐛 𝐒𝐡𝐚𝐝𝐨𝐰𝐢𝐧𝐠 𝐧𝐨 â𝐦𝐛𝐢𝐭𝐨 𝐝𝐚 𝐚𝐜𝐫𝐞𝐝𝐢𝐭𝐚çã𝐨 𝐄𝐫𝐚𝐬𝐦𝐮𝐬+ “𝐁𝐮𝐢𝐥𝐝𝐢𝐧𝐠 𝐚 𝐍𝐞𝐰 𝐄𝐮𝐫𝐨𝐩𝐞𝐚𝐧 𝐒𝐜𝐡𝐨𝐨𝐥”
O terceiro dia da mobilidade Erasmus foi repleto de momentos enriquecedores, combinando o contacto institucional com a descoberta cultural e a ligação à produção local.
A jornada começou com a turma de 6.° ano, da 1st Primary School de Malesina com destino à Câmara Municipal, onde tivemos a oportunidade de conversar com o Senhor Presidente da Câmara. Durante este encontro, foi possível discutir temas relevantes relacionados com a educação e o desenvolvimento das comunidades. Os alunos fizeram-lhe várias questões, como, por exemplo: “O que o levou a ser Presidente da Câmara?”. “Que dificuldades encontrou durante o seu mandato?”, entre outras.
Após esta receção institucional, o grupo visitou de autocarro a cidade Atalanti, uma cidade rica em história e tradição, localizada no coração da Grécia. A viagem proporcionou momentos de convívio e observação das belas paisagens naturais da região.
Visitamos também as vinhas “Hatzimichalis”, uma propriedade vinícola de renome, onde pudemos conhecer de perto o processo de produção do vinho, desde a vinha até à garrafa. A visita incluiu explicações detalhadas sobre as práticas agrícolas sustentáveis. Esta experiência permitiu-nos compreender melhor a importância do setor vinícola na economia e cultura da região.
O dia culminou com a visita ao Mosteiro de “São Jorge”, que é um dos marcos religiosos mais significativos de Malesina, uma cidade situada na região da “Phthiotis”, na Grécia Central. Esta igreja ortodoxa é conhecida pela sua arquitetura tradicional e pela importância espiritual que detém para a comunidade local. Este dia representou uma verdadeira imersão na realidade local, contribuindo para o enriquecimento pessoal e académico de todos os envolvidos no programa Erasmus.
Dia 29 de maio de 2025 - 𝟒º 𝐝𝐢𝐚 𝐝𝐚 𝐦𝐨𝐛𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐝𝐨 𝐉𝐨𝐛 𝐒𝐡𝐚𝐝𝐨𝐰𝐢𝐧𝐠 𝐧𝐨 â𝐦𝐛𝐢𝐭𝐨 𝐝𝐚 𝐚𝐜𝐫𝐞𝐝𝐢𝐭𝐚çã𝐨 𝐄𝐫𝐚𝐬𝐦𝐮𝐬+ “𝐁𝐮𝐢𝐥𝐝𝐢𝐧𝐠 𝐚 𝐍𝐞𝐰 𝐄𝐮𝐫𝐨𝐩𝐞𝐚𝐧 𝐒𝐜𝐡𝐨𝐨𝐥”
O quarto dia da mobilidade foi marcado pela criatividade, ciência e consciência ambiental!
Começamos a manhã, a assistir e a participar numa aula de arte criativa, construindo navios com materiais recicláveis (paus, conchas marinhas...), uma forma divertida e consciente de promover a reutilização e o respeito pelo ambiente.
Em seguida, mergulhamos no mundo do programa STEM intitulado “Protegendo os nossos mares”.
O programa é uma iniciativa educativa que visa integrar as áreas Science, Technology Engineering e Mathematicis no ensino, promovendo uma abordagem prática e interdisciplinar. Este programa, tem como objetivos desenvolver competências essenciais do século XXI, como pensamento crítico, resolução de problemas, criatividade e trabalho em equipa.
Os alunos exploraram formas de proteger os oceanos, refletindo sobre soluções científicas e tecnológicas para preservar os ecossistemas marinhos.
E para encerrar, visitamos a praia de Vlyxada, em Theologos, onde mediram o pH da água do mar. Esta atividade permitiu-lhes aplicar conhecimentos científicos no terreno e compreender melhor os efeitos da poluição nos nossos mares. Uma verdadeira aula prática de ecologia!
Durante as atividades, verificamos que os alunos da Educação Especial participaram em todas elas, sempre acompanhados da professora da Educação Especial.
Foi, sem dúvida, mais um dia pleno de aprendizagens significativas, com uma forte componente ambiental e prática.
dia 30 de maio de 2025 - 𝟓º 𝐝𝐢𝐚 𝐝𝐚 𝐦𝐨𝐛𝐢𝐥𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐝𝐨 𝐉𝐨𝐛 𝐒𝐡𝐚𝐝𝐨𝐰𝐢𝐧𝐠 𝐧𝐨 â𝐦𝐛𝐢𝐭𝐨 𝐝𝐚 𝐚𝐜𝐫𝐞𝐝𝐢𝐭𝐚çã𝐨 𝐄𝐫𝐚𝐬𝐦𝐮𝐬+ “𝐁𝐮𝐢𝐥𝐝𝐢𝐧𝐠 𝐚 𝐍𝐞𝐰 𝐄𝐮𝐫𝐨𝐩𝐞𝐚𝐧 𝐒𝐜𝐡𝐨𝐨𝐥”
O último dia da mobilidade Erasmus foi vivido com grande entusiasmo e sentido de partilha.
Começamos o dia a assistir a uma aula de “sciences” onde tivemos a oportunidade de ver algumas experiências realizados pelos alunos, com alguns dos temas do manual de física.
Damos como exemplo “Óptica”, através da qual os alunos nos demostraram como funciona o cinema, ou seja, a passagem das imagens.
Seguidamente, assistimos a uma aula de grego, onde nos deram uma lista de palavras úteis e as pronunciaram detalhadamente, para melhor compreensão da realidade da língua grega. Foi um momento de aprendizagem de forma dinâmica e interativa.
Assistimos também a uma aula de inglês de sexto ano, onde os alunos estavam a testar os conhecimentos através de um jogo interativo no wordwall.
A escola recebeu com alegria as famílias de acolhimento para a cerimónia de entrega dos diplomas. Fomos surpreendidas, com uma exposição de fotos tiradas durante o projeto de mobilidade e as produções artísticas realizadas anteriormente na aula de artes (barcos).
Encerramos a manhã com muita música e danças tradicionais.
Os alunos com necessidades educativas especiais, tais como dificuldades de aprendizagem (por exemplo, dislexia, distúrbios de leitura ou escrita), dificuldades da fala e linguagem, transtornos do espectro autista, TDAH, deficiência intelectual leve, dificuldades emocionais ou psicológicas leves, que afetam a aprendizagem, estão integrados nas turmas e têm o apoio dos professores de Educação Especial. Esta escola tem 13 alunos da Educação Especial e 4 professores.
À noite, todos fomos para um delicioso jantar de confraternização na taverna “Vithos”, em Theologos, encerrando esta jornada com união e gratidão.
Foi um dia inesquecível, cheio de aprendizagem, arte, cultura e emoção!
Encerrámos com um profundo agradecimento pela forma calorosa como fomos acolhidas e pela organização exemplar. Foi, sem dúvida, uma mobilidade repleta de aprendizagens e atividades cuidadosamente planeadas, que deixarão memórias duradouras em todos os envolvidos.