O lema basilar da Agenda 2030 “não deixar ninguém para trás” pretende valorizar a união e ação de cada pessoa para fazer face aos desafios globais garantindo um Mundo mais justo, mais digno, mais inclusivo e sustentável.
O Projeto da disciplina de Geografia "Uma viagem cultural pelo mundo" culminou num encontro “PAL Talks - Comunidades Interculturais: promover a inclusão e celebrar a diversidade”. As palestras, alinhadas com os eixos do Projeto Educativo, pretenderam promover a compreensão da importância da diversidade cultural, incentivar a um diálogo intercultural para alcançar a paz e a coesão social, assim como transmitir valores essenciais como liberdade, tolerância, igualdade, respeito pelos direitos humanos, entre outros.
Este encontro realizou-se no dia 22 de maio e resultou da articulação entre as disciplinas de Geografia e Música com a Biblioteca Escolar e com o Clube Ubuntu e contou com um excelente painel de convidados, com representantes da Amnistia Internacional, do Conselho Português dos Refugiados, da Cáritas Portuguesa e do SOS Racismo.
A diversidade cultural é um património comum da humanidade e, com a adoção, em setembro de 2015, da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, pelas Nações Unidas, a mensagem do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento é mais importante do que nunca para que se crie um diálogo contínuo que garanta que todos os membros da sociedade beneficiem de um desenvolvimento sustentável.
2024/06/02