Gastronomia Porto

FRANCESINHA

Famosa pelo sabor característico do seu molho, o prato contém normalmente pão de forma, bife, linguiça, salsicha fresca, fiambre e queijo. Há ainda a possibilidade de acompanhamento de ovo frito e batatas fritas, a gosto do consumidor.

TRIPAS À MODA DO PORTO

Feito com feijão e vários tipos de carne, o prato é apreciado com bastante tempero e servido quente. A sua receita mais tradicional leva tripas de vitela, chouriço de carne, orelheira, toucinho entremeado ou presunto, salpicão, carne da cabeça de porco, frango, banha, feijão, legumes e vários temperos.

BISCOITO DE TEIXEIRA

Descrição: É um bolo com formato retangular e de consistência compacta, não muito doce, de sabor intenso e característico, devido ao uso do limão e, em alguns casos, da canela.

Características particulares: É um doce regional muito popular no norte de Portugal, maioritariamente na região do Douro. Nesta região, a sua popularidade é tão grande que existe mesmo um ditado que o refere, ao comparar uma pessoa que aparece em todo o lado, com o biscoito da Teixeira, também ele omnipresente. É confecionado para que assuma uma forma retangular, em forno a lenha. Conserva-se por muito tempo, mesmo à temperatura ambiente.


PAPOS DE ANJO

Muitos eram os conventos que existiam no Porto e que deram a conhecer receitas de doces que faziam e ainda fazem a delícia da mesa desta cidade, que tem sempre como apoteose de um repasto, uns docinhos de ovos. Pertencente à diocese do Porto, o convento de Amarante é conhecido, para além da sua arquitectura, pelos seus papos de anjo. Na mesma diocese, o convento das Clarissas de Vila do Conde guardava uma receita de sopa doce. Mesmo no centro da cidade são famosas as trouxas de ovos do Convento da Avé Maria, local que deu lugar à estação de São Bento. O pudim de gemas e vinho do Porto é também um dos inúmeros doces que fazem parte da nossa tradição gastronómica. Muito doce, é todavia cortado pelo cálice de bom vinho do Porto que o deve acompanhar.