Turismo

PONTE DA RIBEIRA DA CARPINTEIRA

A ponte sobre o Vale da Carpinteira, da autoria do Arquitecto João Carrilho da Graça e do Engenheiro Adão Fonseca, surge na sequência de um plano de mobilidade do Município da Covilhã para facilitar a circulação pedonal entre o centro da cidade e a zona dos Penedos Altos. Projectada e construída entre 2003 e 2009, a ponte ergue-se como um objecto elegante que sublinha a paisagem e cria uma alternativa de atravessamento do vale.

MUSEU DE ARTE SACRA

Covilhã, que permitiu devolver peças do culto religioso à cidade.

Serviu de residência a Maria José Alçada, que o ofereceu à cidade, na condição de ali funcionarem serviços de cariz cultural. O edifício projetado por Raul Lino, conhecido arquiteto, fundador da Academia Nacional de Belas Artes, também responsável por obras, como o Hotel Tivoli em Lisboa, Casa do Cipreste, em Sintra entre outros.

Este museu com traça arquitetónica do inicio do séc. XX representa a tradição portuguesa da época.

Com uma área de exposição de 850m2 é possível encontrar coleções de pintura, escultura, metais, ourivesaria e paramentaria. No seu espolio destacam-se várias peças relacionadas com a história da cidade, como o Relicário do Santo Lenho ou a imagem de Cristo Deposto oferecido no século XVI por João Fernandes Alvares Cabral ao Convento de S. Francisco. De salientar ainda, na exposição, peças singulares como a imagem de Nossa Senhora das Almas ou o Menino Jesus da Cartolinha.

Além das salas de exposição permanente, possui uma sala e pátios exteriores onde se realizam ao longo do ano variadíssimas exposições temporárias.