Gastronomia Braga

Bacalhau

A Cidade de Braga oferece a quem nos visita uma gastronomia riquíssima, suculenta e variada, segundo a tradição de várias gerações, com o bacalhau a assumir-se como o prato predileto. A diversidade da paisagem natural e as influências recebidas durante séculos de outras gentes, são elementos que explicam a multiplicidade das especialidades gastronómicas.

A arte da culinária em Braga é famosa, não só pela variedade de ementas, mas sobretudo pelo cuidado e frescura na sua confeção.

Por influência da religiosidade da cidade e assumindo-se uma contínua prática da Quaresma, cumpriam-se religiosamente os períodos de abstinência, levando à criação de multifacetadas formas de cozinhar o bacalhau.

Das muitas receitas destaca-se o Bacalhau à Narcisa, melhor dizendo "à Eusébia", emérita cozinheira do restaurante Narcisa falecida em 1972, hoje também designado como Bacalhau à Braga e mais-valia na divulgação gastronómica de toda a região.

O famoso vinho verde da região, branco ou tinto, permite um bom acompanhamento, qualquer que seja o prato escolhido.

É na doçaria que a cozinha de Braga atinge uma maior originalidade e requinte, com o pudim Abade de Priscos, os doces de romaria e os biscoitos secos para acompanhar o chá, bem como outras especialidades ricas de longa tradição conventual e popular.

Cabrito assado à moda de Braga

Apesar de existir ao longo de todo o ano, este é um prato que atinge o seu auge nas mesas de Páscoa, de Braga. Este cabrito tem um toque especial que só o Minho lhe sabe dar.

Pudim Abade de Priscos

Obrigatório! Sim, este é o doce de paragem obrigatória para todos os amantes de doçaria tradicional. Este pudim abençoados pelos deuses faz as delicias de quem o prova. Tome nota!

Leite-creme

Um creme de leite com um aroma divinal a canela, limão e açúcar queimado, que enche a casa e faz recordar a infância. De origem incerta, faz uma ótima sobremesa (ou até mesmo lanche) e é servido em grande parte dos restaurantes mais tradicionais.