Gastronomia de Porto

Francesinha

Ingredientes:

6 fatias de pão de forma

8 fatias de queijo

2 bifes de vaca pequenos

2 salsichas frescas

2 linguiças

2 fatias de fiambre

Sal e pimenta q.b.


Para o molho;

1 cebola

4 dl de cerveja

3 colheres (sopa) de polpa de tomate

0,5 dl de brandy

0,5 dl de Vinho do Porto

1 colher (sopa) de margarina

1 colher (sopa) de farinha maisena

Preparo:

Para começar esta receita, prepare o molho: descasque a cebola, pique-a grosseiramente, deite para um tacho, junte a margarina e o louro, leve ao lume e deixe cozinhar até ficar douradinha. Adicione a polpa de tomate, o caldo de carne e a cerveja e deixe ferver. Dissolva a farinha maisena num pouco de leite e junte ao tacho, em fio e mexendo sempre. Rectifique o sal, tempere com picante, mexa, junte o brandy e o Vinho do Porto e deixe ferver. Passe pelo passador de rede e leve de novo ao lume brando para aquecer.

Corte as salsichas ao meio, depois novamente ao meio no sentido do comprimento e tempere-as com sal e pimenta. Corte também as linguiças da mesma maneira. Tempere igualmente os bifes com sal e pimenta. Grelhe os bifes, as salsichas e a linguiça a gosto.

Torre ligeiramente as fatias de pão e distribua duas fatias por dois pratos. Cubra com uma fatia de fiambre, junte depois o bife e coloque outra fatia de pão. Adicione então a salsicha e a linguiça, cubra com uma fatia de queijo e o restante pão. Junte então três fatias de queijo por cima de cada conjunto, leve ao forno a 200°C até derreter, retire e sirva quentes regadas com o molho.

Tripas à moda do Porto

Ingredientes:

1 Kg. Tripas/ Dobrada

500 gr. carne de vaca

Costelinhas de porco

Entremeada de porco (de preferência salgada)

Chouriço de vinho, chouriço de colorau e morcela

Cenoura, cebola, alho, cominhos, colorau, piri-piri, tomate maduro ou polpa de tomate, loureiro, sal e vinho branco.

+/-1kg Feijão branco, Arroz


Preparação:

Comece por cozer as tripas em água temperada com sal e 2 folhas de loureiro.

Num tacho grande pique uma cebola grande e um dente alho, junte azeite e leve a refogar, junte a carne de vaca partida aos bocados e um pouco de vinho, deixe estufar lentamente, acrescentando água aos poucos. Junte a entremeada e as costelinhas para que também cozam e coloque o tomate maduro ou polpa de tomate.

Junte a cenoura partida às rodelas, os chouriços e deixar estufar.

Quando as carnes estiverem cozidas junte as tripas partidas e a morcela, aqui tempere com sal, piri-piri, junte +/- 1 colher de sopa cominhos e outra de colorau.

Deixe estufar um pouco para as tripas tomarem paladar, de seguida junte o feijão já cozido (se cozer o feijão aproveite a água da cozedura para a calda), deixe apurar em lume brando, rectifique os temperos e já está. Enfeite com salsa.

Faça um arroz de alho "seco" para acompanhar, que se prepara assim:

Num tacho coloque azeite e pique um dente de alho, leve ao lume no mínimo e coloque 1 medida de arroz, mexa para envolver o alho no arroz e passado uns segundos deite 2 medidas de água e mexa, tempere com knorr carne e sal, quando começar a ferver reduza o lume ao mínimo e deixe cozer.


Bacalhau à Gomes de Sá

Ingredientes:

500 g de bacalhau

500 g de batatas

2 cebolas

1 dente de alho

1 folha de louro

2 ovos cozidos

1/5 de azeite

Azeitonas pretas

Salsa

Sal

Pimenta

Preparação:

Demolhe o bacalhau, coloque-o num tacho e escalde-o com água a ferver.

Tape e abafe o recipiente com um cobertor e deixe ficar assim durante 20 minutos.

Escorra o bacalhau, retire-lhe as peles e as espinhas e desfaça-o em lascas.

Ponha estas num recipiente fundo, cubra-as com leite bem quente e deixe ficar de infusão durante 1 hora e meia a 3 horas.

Entretanto, corte as cebolas e o dente de alho ás rodelas e leve a alourar ligeiramente com um pouco de azeite.

Junte as batatas, que foram cozidas com a pele, e depois peladas e cortadas às rodelas.

Junte o bacalhau escorrido.

Mexa tudo ligeiramente, mas sem deixar refogar.

Tempere com sal e pimenta.

Deite imediatamente num tabuleiro de barro e leve a forno bem quente durante 10 minutos.

Sirva no prato em que foi ao forno, polvilhado com salsa picada e enfeitado com rodelas de ovo cozido e azeitonas pretas.

Caldo Verde

Ingredientes:

500 g de couve para caldo verde

400 g de batatas

1 cebola grande

2 dentes de alho

1 chouriço médio

Azeite q.b.

Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Descasque as batatas e corte-as em cubos; descasque a cebola e corte-a em gomos; descasque e esmague os dentes de alho; corte o chouriço ao meio.

Leve ao lume um tacho com um fio de azeite, junte o alho e a cebola e refogue ligeiramente. Adicione as batatas e as duas metades do chouriço e cubra com água. Tempere com sal e pimenta e deixe levantar fervura. Depois, cozinhe em lume brando, mexendo de vez em quando, até as batatas ficarem macias e bem cozidas.

Retire o chouriço do tacho e reserve. Passe tudo com a varinha mágica, retifique os temperos de sal e pimenta e leve novamente ao lume, até levantar fervura.

Junte a couve e deixe cozinhar, por mais 10 minutos. Distribua o caldo-verde por taças, acrescente o chouriço cortado em rodelas e sirva.