Gastronomia de Covilhã

Migas de Ovo

Ingredientes:

500 gr de pão duro;

2 dl de azeite;

4 dentes de alho;

3 ovos;

Cerca de 1,5 dl de água;

1 ramo de salsa.

Confeção:

Leva-se ao lume, num tacho, a água, a salsa, os dentes de alho picados e o azeite. Ferve um pouco, para apurar e junta-se o pão cortado às fatias. Deixa-se ferver, mexendo com uma colher de pau. Juntam-se os ovos batidos, envolvem-se bem até cozer. Servem-se quentes e com azeitonas.


Migas de Tomate

Ingredientes:

1 posta de bacalhau média;

1 cebola média;

3 tomates maduros;

1,5 dl de azeite;

4 ovos;

300 gr de pão caseiro;

Água e sal.

Confeção:

Corta-se a cebola às rodelas finas e o tomate limpo de peles e sementes e cortados aos bocados, para dentro de um tacho. Rega-se com o azeite e por cima coloca-se o bacalhau demolhado e desfiado. Deixa-se refogar um pouco, adiciona-se a água suficiente e deixa-se ferver para apurar. Corta-se o pão às fatias finas, deita-se no tacho e deixa-se abeberar. Juntam-se os ovos batidos com o sal, envolvendo e deixando cozer os ovos. Serve-se bem quente.

Dobrada a moda de Covilhã

Ingredientes:

Para 5 a 6 pessoas:

1 kg de folho de dobrada;

2 limões;

1 mão de vitela;

1 pé de porco;

400 gr de arroz;

2 farinheiras;

1 salpicão;

1 dl de azeite;

70 gr de manteiga;

3 cenouras médias;

1 ramo de salsa;

75 gr de presunto;

1 cebola média;

1 l de caldo da cozedura do pé de porco e da mão de vitela;

Sal;

Pimenta e malagueta q.b.

Confeção:

Coze-se a dobrada em água temperada com sal e com o sumo de limão. À parte coze-se a mão de vitela e o pé de porco. Noutra caçarola leva-se ao lume o azeite e a manteiga, a cebola picada, as cenouras raladas e o ramo de salsa. Quando a cebola estiver cozida, mas loura, introduz-se o arroz, o presunto demolhado (2 horas) e cortado às tiras, a dobrada cortada em quadrados de 4-5 cm, a mão e o pé completamente desossados e também cortados em bocados de 5 cm.

Mexe-se sempre o arroz até embeber a gordura e acrescenta-se o caldo. Verifica-se o sal e tempera-se com pimenta e um pouco de malagueta. Tapa-se a caçarola e quando ferver introduzem-se em cima as farinheiras e o salpicão. Leva-se a caçarola ao forno 30 a 40 minutos. Serve-se bem quente, retirando primeiro as farinheiras e o salpicão e cortando-os às rodelas.

Requeijão

INGREDIENTES

1 litro de leite

4 colheres de sopa de suco de limão ou vinagre

2 colheres de sopa de manteiga

Leite para dar o ponto no creme


Preparo

Leve o leite ao fogo em uma panela e assim que ferver desligue o fogo e adicione o vinagre aos poucos e mexendo sempre (pode ser que não precise das quatro colheres ou talvez precise de um pouco mais).

Misture bem. O leite deverá talhar, separando a gordura do soro de leite.

Em seguida, passe esta mistura por uma peneira bem fina ou até mesmo um pano e prato limpo e deixe escorrer bem.

Quando todo o soro escorrer, transfira a parte sólida para um liquidificador e junte a manteiga em temperatura ambiente, tempere com sal e bata bem até que se forme um creme.

Se necessário, adicione algumas colheres de leite para acertar o ponto.

Depois disso, é só deixar arrefecer e está pronto.