Social
Iniciativas Sociais
Social
Iniciativas Sociais
Na 3corações, estamos empenhados em construir um país e um mundo melhores. Por isso, com esse propósito, promovemos, apoiamos e firmamos compromissos em prol de uma melhor qualidade de vida para a sociedade. A seguir, apresentamos as iniciativas desenvolvidas em 2020.
O Projeto Florada e o Projeto Tribos são iniciativas sociais desenvolvidas pela 3corações com foco na mulher e no indígena cafeicultores, respectivamente.
O Grupo 3corações valoriza o trabalho das mulheres cafeicultoras, por isso criou um projeto exclusivo para elas: o Projeto Florada. Lançada em março de 2018, essa iniciativa chegou ao terceiro ano em 2020, firme no propósito de apoiar, unir e empoderar as cafeicultoras, reconhecendo-lhes a força por meio de uma plataforma exclusiva de apoio e fomentação às conquistas delas no campo. A empresa valoriza os raros microlotes cultivados por essas mulheres e fortalece a conexão entre quem produz e quem consome.
Até 2020, o Florada já alcançou mais de 2.500 mulheres e suas famílias e produziu mais de 190 toneladas de microlotes de cafés raros e especiais. A importância desse projeto é reconhecida por instituições nacionais e internacionais. Em 2019, ele foi vencedor do Prêmio ODS - Rede Brasil do Pacto Global na categoria Grandes Empresas – Eixo Pessoas. Em 2020, com o Florada, a 3corações foi vencedora do Prêmio Whow! de Inovação, promovido pelo Grupo Padrão e pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP).
Concurso Florada Premiada
Após o sucesso de duas edições do Concurso Florada Premiada, a 3corações promoveu, em 2020, em parceria com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), a terceira edição do concurso, que reconheceu o trabalho de cafeicultoras de todo o Brasil, dedicadas à produção de cafés 100% arábica.
O anúncio das vencedoras foi feito em um evento emocionante, transmitido ao vivo pelo Youtube para todo o Brasil. Durante a cerimônia de premiação, que contou com a participação de Pedro Lima (Presidente da 3corações), Marisa Contreras (Fazenda Capoeira Coffee), Cintia Mattos (Presidente da IWCA), Padre Fábio de Melo (Embaixador do Projeto Florada), Silvio Leite (Referência mundial em qualidade de café), Everton Tales (Supervisor de Cafés Especiais da 3corações) e Vanusia Nogueira (Diretora Executiva da BSCA), o Grupo 3corações reconheceu as cafeicultoras dos 100 microlotes com as melhores notas e anunciou as grandes vencedoras (via seca e via úmida) do concurso. O evento pode ser conferido no vídeo abaixo.
Ciclo Sustentável
O Projeto Florada tem como principais objetivos:
dar visibilidade ao trabalho realizado;
oferecer acesso às melhores práticas na produção de cafés especiais por meio do programa de capacitação gratuito Florada Educa;
reconhecer e valorizar os raros microlotes cultivados por elas, por meio do Concurso Florada Premiada;
conectar quem produz com quem consome, proporcionando ao consumidor, por meio da campanha “Junte-se a elas”, a oportunidade de fazer parte do projeto, já que, ao adquirir um dos Microlotes Personalizados, 100% do lucro será revertido.
O Projeto Tribos é resultado de dois anos de trabalho do Grupo 3corações em conjunto com importantes parceiros: Funai, Embrapa Rondônia, Câmara Setorial do Café, Emater-RO, Secretarias de Agricultura de Cacoal e Alta Floresta, além das cooperativas indígenas Garah Itxá, Coopaiter, Doá Txatô e Coopsur. Criada com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável, a iniciativa é fundamentada em três pilares interdependentes e indissociáveis: protagonismo do indígena, proteção da floresta e cafés de qualidade.
Concurso Tribos
Em novembro de 2020, a 3corações promoveu uma live para fazer o lançamento do projeto para o público externo e a cerimônia de premiação do Concurso Tribos 2020, cujo objetivo é fomentar o cultivo de cafés raros e a descoberta do máximo potencial de qualidade de cada lavoura indígena.
Fruto desse concurso, nasceu o Microlote Tribos 100% Robusta Amazônico, um raro microlote de edição limitada. E, para fechar o ciclo sustentável do Projeto Tribos, o Grupo 3corações assume o compromisso de direcionar 100% do lucro destes raros microlotes para a constante promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades indígenas com iniciativas atreladas aos pilares do projeto.
A live de premiação do concurso pode ser conferida abaixo.
Ciclo Sustentável
O Projeto Tribos conta com 132 famílias de indígenas cafeicultores espalhados por 28 aldeias nos municípios de Cacoal e de Alta Floresta D’Oeste (RO).
Por meio de um ciclo duradouro, a iniciativa atua disseminando conhecimento, investindo em capacitação e apoiando uma infraestrutura adequada para que, cada vez mais, seja possível a produção de cafés especiais sustentáveis, além de proporcionar a oportunidade de compra de 100% da produção com valorização de acordo com a qualidade alcançada.
Para as instituições sociais, o ano de 2020 foi muito desafiador. As entidades precisaram se reinventar para continuar prestando atendimento de maneira segura e todas tiveram que dedicar atenção especial à questão da segurança alimentar de seus assistidos. A 3corações esteve ao lado delas, nessa travessia. Ao longo do ano, a empresa apoiou instituições em todos os estados do Brasil com doação de produtos.
Em 2020, o Grupo 3corações abraçou a Casa Hope (São Paulo/SP) entre as iniciativas sociais por ele apoiadas. A instituição, 100% filantrópica, oferece apoio biopsicossocial e educacional a crianças e adolescentes portadores de câncer e transplantados de medula óssea, fígado e rins, bem como a seus acompanhantes. São pessoas de baixo poder aquisitivo, procedentes de todo o Brasil, que precisam de um lugar de apoio ao serem encaminhadas para tratamento em São Paulo.
A Casa Hope oferece moradia, alimentação, transporte (para hospitais, aeroportos e rodoviárias), assistência social e psicológica, medicamentos, vestuário, escolarização, terapia ocupacional, cursos de capacitação profissional, recreação dirigida, passeios culturais e festas comemorativas, contribuindo para o aumento de suas reais chances de vida dos pacientes.
Em solidariedade ao estado de Minas Gerais, atingido por fortes chuvas e enchente em janeiro de 2020, a 3corações doou aproximadamente dez toneladas de produtos, entre Café 3corações e Chocolatto, para a composição de cesta básica para os desabrigados. As doações foram direcionadas para o município de Santa Luzia e para a Defesa Civil de Minas Gerais, a fim de que pudessem chegar também a outras localidades do estado.
O Grupo também fomentou a solidariedade entre colaboradores e a comunidade em geral, incentivando a doação de colchões, lençóis, travesseiros, cobertores e roupas de cama, materiais de limpeza, materiais de higiene pessoal, fraldas, alimento não perecível, água mineral ou dinheiro aos municípios afetados.
O dia 22 de junho foi um dia especial para a 3corações: nessa data, a Fundação Raimundo Fagner (Orós e Fortaleza - CE), projeto de responsabilidade social apoiado pelo Grupo, completou 20 anos. São duas décadas investindo na formação das gerações futuras, acreditando que as crianças e jovens de hoje são capazes de transformar suas realidades.
A Fundação Raimundo Fagner desenvolve atividades pedagógico-culturais com foco na educação pela arte, visando à socialização e ao desenvolvimento de crianças e adolescentes, entre 7 e 17 anos, matriculados na rede pública de ensino e em situação de risco social. Por ocasião do aniversário, Pedro Lima, Presidente do Grupo 3corações, gravou um vídeo em celebração à data e falou da importância da resiliência e da solidariedade.