Quem Somos
Panorama do setor
Quem Somos
Panorama do setor
Em 2020, a indústria de alimentos cumpriu o papel de abastecer os mercados nacional e internacional, mesmo diante do aumento da demanda e dos desafios trazidos com a pandemia de Covid-19 no Brasil.
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), o setor, considerado uma atividade essencial, representa 10,6% do PIB nacional, o que demonstra sua importância para o crescimento do país.
No universo das bebidas, o café segue como uma das preferidas do brasileiro.
Em pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), o Brasil manteve a posição de segundo maior consumidor de café do mundo. Nas mesas, não faltou café: o consumo, em 2020, registrou alta de 1,34%, em relação ao mesmo período analisado no ano anterior. Foram 21,2 milhões de sacas entre novembro de 2019 e outubro de 2020.
Esse crescimento teve impacto positivo na indústria, que registrou um crescimento de 2,19% no período. Ainda sobre a indústria, a pesquisa mostrou que a produção de café se concentra nas Regiões Sudeste (76,6%), berço de grandes estados produtores, como Minas Gerais, e Nordeste (15,4%).
Outro dado relevante sobre a produção de café é que as empresas estão, cada vez mais, privilegiando a compra da matéria-prima diretamente do produtor. Se antes a porcentagem era de 25,4%, hoje o número chega a 71%. No rol de grandes empresas, o Grupo 3corações segue como a maior indústria de café do país.
No ano de 2020, apesar da pandemia, houve crescimento na exportação de café verde. Segundo a Embrapa, foram exportadas 45,6 milhões de sacas, alcançando recorde histórico, chegando a 115 países e gerando US$ 423,2 milhões. Para o CECAFÉ, este excelente resultado foi o reflexo da eficiência comercial e logística dos exportadores brasileiros e do profissionalismo dos cafeicultores do país.