Governança Corporativa
Riscos e Oportunidades
Governança Corporativa
Riscos e Oportunidades
Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o surto do novo coronavírus (Covid-19) como uma pandemia. O vírus afetou não apenas as vidas humanas, mas também as empresas e os mercados financeiros, e os impactos globais ainda não puderam ser completamente mensurados.
Ao longo de todo o ano, o Grupo 3corações acompanhou de perto o impacto da Covid-19 nos colaboradores, comunidades, clientes e fornecedores, de forma a mitigar, tempestivamente, os possíveis efeitos, bem como medir seu impacto nos resultados de 2020.
Com a pandemia, Grupo esteve exposto a riscos operacionais e de mercado, principalmente no que tange a:
Impactos na cadeia de suprimentos, incluindo também produtos importados. O Grupo passou a monitorar de perto o processo de entrega de mercadorias por todos os fornecedores e aumentou sua cobertura de estoque para mais dias do que o usual. Acompanhamos a variação de preço causada pelas taxas cambiais e pela oferta-procura; a escacez de produtos devido às demandas do mercado externo para fornecedores que não tinham essa demanda; e a estratégia de alguns fornecedores de manter os estoques em níveis mínimos. Houve escassez temporária localizada nos mercados domésticos, também causando aumentos de preços.
Potenciais perdas de crédito de clientes foram identificadas especialmente nos segmentos de Food Service e Eletro. O Grupo avaliou a capacidade de pagamento dos clientes e estabeleceu políticas para alongamento do vencimento das contas a receber, quando possível e necessário. Com isso, durante o ano, não houve aumento significativo na inadimplência de clientes ou nas perdas de crédito esperadas.
Interrupção das operações no segmento de Food Services, com o fechamento temporário de hotéis, restaurantes, bares, cafeterias e outros estabelecimentos de consumo de café fora de casa.
A implantação da área de Gestão de Riscos Corporativos, em 2019, foi um marco evolutivo na estrutura de governança corporativa do Grupo. A área tem como objetivo apoiar na identificação, entendimento, gerenciamento e mitigação dos possíveis eventos de riscos internos e externos que possam afetar os negócios da empresa.
Em 2020, o Grupo 3corações, como todo o mercado, teve sua estratégia e operações diretamente impactadas pela pandemia do Covid-19. Nesse contexto, a atividade de Gestão de Riscos teve papel fundamental nos trabalhos da Comissão de Crises e na identificação dos fatores de riscos que poderiam impactar as atividades da companhia.
O monitoramento desses fatores é realizado de forma periódica junto às áreas de negócio, com a implantação de planos de resposta a diversos riscos potenciais relacionados a diferentes aspectos do negócio, como segurança da informação, continuidade das operações e relações trabalhistas.
Além da pandemia, a desvalorização do real frente a outras moedas também foi fator importante em 2020, de forma que esse risco também foi monitorado, assim como os controles executados.
Outras iniciativas foram tomadas visando à mitigação de riscos potenciais, como o levantamento dos riscos relacionados à privacidade de dados, assunto que ganhou importância com a vigência da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil, e o mapeamento do risco de Conduta Antiética e Fraude (Fraud Risk Assessment), que apontou que a companhia adota controles para garantir as boas práticas no relacionamento com agentes públicos e parceiros de negócio, de acordo com nossa Política Anticorrupção.