HISTÓRICO E DESENVOLVIMENTO DO MUNICÍPIO

O município de Passos teve seu primeiro núcleo populacional formado no início do século XIX, período que coincide com o final do ciclo do ouro e com a expansão da capitania. Um marco do povoamento é a vinda para a região de João Pimenta de Abreu, acompanhado de familiares e que se dedicou a atividades agropecuárias. Por estar localizada próxima das margens do Rio Grande atraiu, também, população em busca de ouro, pequenos faiscadores, mas, dadas as características geográficas aqueles que se dedicaram ao cultivo da terra é que deram o tom ao desenvolvimento egional. Outro importante marco foi a construção da Capela do Senhor Bom Jesus dos Passos, ainda em 1835, na propriedade de Domingos de Souza Vieira e Joaquim Lopes da Silva, que acabaram por doar as terras para consolidação do povoado que foi reconhecido como Vila em 1850. Foi elevada à categoria de cidade, por meio da Lei no 854 de 14 de maio de 1858. Sua abrangência territorial e sua formação administrativa sofreram diferentes alterações nestes mais de 200 anos de existência adquirindo sua configuração atual em 1960. Época marcada por um significativo progresso regional associado à construção da Usina de Furnas na região.


Hoje, considerada a capital do Sudoeste Mineiro, Passos é a cidade-polo desta região. Limita-se ao norte com os municípios de Delfinópolis e São João Batista do Glória; ao sul, com Bom Jesus da Penha e Jacuí: ao leste, com Alpinópolis; a oeste, com Cássia, Pratápolis, Fortaleza de Minas e Itaú de Minas.


Uma característica que marca o processo de desenvolvimento desta região e, em especial, do município é a sua localização estratégica em relação ao Estado de São Paulo. Dista 385 km da capital paulista, 187 km de Ribeirão Preto e 104 km de Franca. Além do mais a região é servida por diversas rodovias estaduais e federais, com destaque para a MG-050 que liga o município à capital Belo Horizonte, as BRs 265 e 491 que ligam a região ao Estado de São Paulo e ao extremo Sul de Minas, com saídas para o Rio de Janeiro, além da BR 146, que liga o Sudoeste ao Triângulo Mineiro.


Como principal polo regional, a cidade de Passos adquiriu posição na área comercial, industrial, turística e como centro de serviços, sendo sede de instituições públicas como a Polícia Militar, DER, Superintendência Regional de Ensino, Diretoria Regional da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social, Universidade Estadual de Minas Gerais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Diretoria Regional de Saúde, IPSEMG. De instituições profissionais como Centro Regional do CREA, OAB e comunitárias como a Santa Casa de Misericórdia responsável por um Hospital Geral e pelo Hospital Regional do Câncer. Também é sede da Associação dos Munícipios da Microrregião do Médio Rio Grande (AMEG).


Pode-se dizer que ano a ano Passos se consolida como centro de educação e saúde da região Sudoeste de Minas, reunindo educação – vale destacar o curso de Medicina que a partir de 2016 é ofertado pela UEMG -, inovação, desenvolvimento em procedimento e tratamentos na área da saúde, atendendo a pacientes vindos de aproximadamente 25 municípios.


Do ponto de vista econômico embora, historicamente, os grandes destaques da economia de Passos sejam a agropecuária, a agroindústria e a indústria confeccionista, os setores moveleiro, de mobiliário e o setor de serviços têm crescido de maneira significativa. No segmento agropecuário além do café, o milho, arroz, cana de açúcar e a aruticultura são culturas bastante difundidas. A pecuária de corte e leiteira também tem importante papel na formação econômica do município e desta região, bem como a avicultura. No segmento da agroindústria se destacam o açúcar, álcool, fermento, laticínios. Outro segmento importante é o turístico. Passos é conhecida como Portal do Circuito Nascente das Gerais. A construção da barragem de Furnas inundou algumas partes da cidade, mas também criou encantos no cenário, como cânions, ilhas e cachoeiras. Além da sua beleza natural, o circuito também é voltado para quem curte esportes náuticos e pesca.


Historicamente Passos tem figurado entre os municípios do estado que se destacam pelo seu processo de desenvolvimento e liderança regional. Considerada por muitos como uma cidade de oportunidades atualmente enfrenta alguns desafios associados ao momento histórico não só brasileiro, mas também mundial. Perda de postos de trabalho formal, em especial, no segmento agroindustrial e no de confecções, diminuição dos recursos públicos para as políticas sociais, aumento da violência urbana, são alguns destes desafios.


Entretanto, o município conta com potencialidades consolidadas historicamente e, que neste novo momento podem contribuir com a superação destes desafios. Apenas para exemplificar pode-se citar sua localização geográfica, sua liderança regional tanto política como administrativa, o alto grau de urbanização e de consolidação de políticas sociais, a ampliação do setor de serviços com destaque para a área da saúde e do ensino superior, e novas possibilidades econômicas como o setor moveleiro e o setor de turismo.