APRESENTAÇÃO

O documento que ora se apresenta consiste no relatório preliminar do Diagnóstico Socioterritorial do município de Passos, Minas Gerais. O referido Diagnóstico foi elaborado visando atender à legislação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), especificamente a Resolução no 33, de 12 de dezembro de 2012 (nova NOB-SUAS) e documentos complementares. Desta forma, buscou identificar as principais vulnerabilidades, demandas e ofertas da assistência social no município.


A empresa vencedora da licitação para elaboração do Diagnóstico foi o Instituto de Educação e Cultura José Carlos Pereira (IECULT), especializada em consultoria, assessoria e capacitação para políticas públicas com atuação no território nacional. O trabalho realizado para a elaboração desse diagnóstico foi desenvolvido a partir do Termo de Referência TP004/2017 - PROCESSO ADM 0583/2017 E CONTRATO 025/2018 da prefeitura municipal de Passos e primou-se pelo trabalho conjunto com a equipe local do SUAS, representados no Grupo de Trabalho- Diagnóstico Passos. (GT-Diagnóstico) visando fomentar sua participação no apoio ao processo de análise da dinâmica social do município. Essa estratégia qualificou o produto e favoreceu sua apropriação pela equipe.


O IECULT dirige um especial agradecimento a todas(os) que contribuíram para a elaboração deste produto, que pretende ser não apenas uma fonte de informação consolidada em um só volume, mas antes e, principalmente, uma ferramenta que possa auxiliar a tomada de decisões dos gestores da política e a prática cotidiana dos profissionais da rede socioassistencial em Passos.