Muitos desenhistas costumam ter interesse especial em desenhar natureza (animais, paisagens...) e... pessoas! Ou personagens. Todos esses seres e coisas são compostos por formas naturais e vivas, bem mais complexas de se desenhar do que formas geométricas, claro - e tudo organizado em uma estrutura integrada e coesa. Mas não se preocupe, a gente se preparou bem para chegar aqui. Expandindo nosso treino com formas tridimensionais, vamos explorar formas orgânicas criadas a partir das formas básicas (caixas, cilindros e esferas), e isso servirá de base para que, com treino, consigamos desenhar praticamente qualquer coisa, incluindo a figura humana, que praticaremos de forma introdutória como ápice deste assunto.
Imagine que as três formas básicas - esfera, caixa e cilindro - não são rígidas, mas feitas de algum material super elástico, flexível e modelável. Imagine que elas podem ser esticadas, amassadas, retorcidas, curvadas, dobradas, deformadas.
Essa flexibilidade na alteração das formas básicas permite a criação de formas derivadas delas que sejam mais orgânicas - não geométricas ou "monolíticas", mas dinâmicas, naturais e, de certa forma, até "vivas" ou animadas. Se você consegue imaginar suas esferas, cilindros e caixas como se fossem feitos de massinha de modelar ou algo parecido, não precisa ficar limitado a desenhar apenas formas "básicas"; pode transformá-las e adaptá-las livremente como precisar.
Abaixo, é possível ver alguns exemplos com explicações adicionais. Mas lembre-se que o maior segredo é praticar!
Duração: 21'54"
Aliando os princípios da perspectiva à técnica de adicionar/recortar pedaços e à prática do desenho de formas básicas e formas orgânicas, é possível desenhar praticamente qualquer coisa do mundo visível tridimensional, incluindo personagens, animais e a figura humana. Simplificação continua sendo a dica principal - juntando os fundamentos que já estudamos, chegamos, então, à construção de manequins.
Um manequim, no desenho, é realmente como se fosse aqueles manequins que vemos em vitrines de lojas: uma versão bem simplificada da estrutura geral do corpo humano. Ao desenhar, utilizamos formas básicas (esferas, cilindros e caixas) e, principalmente, variações orgânicas dessas formas básicas, e as combinamos em uma estrutura tridimensional composta: o crânio pode ser uma esfera; o pescoço, um cilindro; o tronco, uma caixa; e assim por diante. E todas as formas que compõem aquela estrutura se conectam visualmente de forma coesa, como parte de um todo maior. Essa técnica se aplica bem tanto à figura humana quanto ao desenho de animais e até de objetos complexos.
Se a ideia geral já fez sentido pra você, os vídeos abaixo ajudarão a visualizar como colocar essa ideia em prática.
Duração: 4'12"
Duração: 4'17"
Desenhe livremente formas orgânicas diversas. Você pode pegar qualquer uma das três formas básicas como ponto de partida e imaginar a aplicação de alguma força que a deforme: curvar, dobrar, torcer, amassar, esticar. Talvez imagine de que tipo de material essas formas/objetos seriam feitos. Use sua imaginação para brincar com as possibilidades e, se precisar, busque inspiração no mundo real.
Busque por imagens de referência de pessoas em poses diversas e faça estudos de manequim dessas poses. Ao desenhar, ignore detalhes, preze pela simplificação, releve um pouco as "proporções ideais" e lembre que não há "resposta certa" sobre como o manequim deve ser construído: o importante é apenas que as formas pareçam tridimensionais, e a figura, coesa e unificada.
DICAS:
Vídeos de esportes, dança ou ioga são boas fontes de referência para este exercício.
Outros recursos úteis são repositórios gratuitos de fotos de pessoas em diversas poses, como esses::
Line of Action
http://www.line-of-action.com
The Pose Archives
https://www.deviantart.com/theposearchives
Quer expandir seus estudos? Aqui vão sugestões de que você pode gostar.
Neste vídeo, Liandro faz um breve review sobre o curso de "Gesture Drawing" (desenho gestual) do Schoolism.com e apresenta 7 conceitos básicos úteis para esboços expressivos da figura humana.
Um vídeo da Proko abordando ténicas de construção do manequim da figura humana. Assista no YouTube. (Alerta para conteúdo visual explícito - nudez com censura).
Achou mais alguma coisa por aí que pode ser útil como material complementar?
Compartilha com o professor: liandroroger@virtual.ufc.br