Neste tópico, vamos nos desprender um pouco do grid e representar volumes e espaços à mão livre. Veremos uma série de técnicas e dicas para editar a caixa básica com a qual já nos familiarizamos, e praticaremos também o desenho de cilindros, esferas, buscando sempre manter a coerência espacial com os princípios gerais da perspectiva.
O mundo visível é complexo. Para melhor gerenciar o processo do desenho, a proposta é tentarmos simplificá-lo; e, quando o desenho busca sugerir perspectiva e espaço tridimensional, uma forma eficaz de simplificação é "encaixotar mentalmente" - imaginar como se houvesse caixas em volta dos objetos.
Já tendo praticado o desenho de caixas em perspectiva, a habilidade de visualizar caixas simples em volta de objetos mais complexos vem complementar e ampliar a nossa habilidade de desenhar esses objetos - isso, porque caixas permitem uma visualização bem evidente dos planos tridimensionais do objeto: frente, laterais, topo, base. Visualizar esses planos em qualquer objeto é o truque-chave para entender como eles podem ser desenhados em perspectiva.
Veja abaixo mais explicações e exemplos sobre esse conceito.
Duração: 6'34"
Mas nem só de caixas se constróem nossos desenhos - outras duas formas geométricas tridimensionais também podem ser úteis: esferas e cilindros. Praticar o desenho dessas três formas básicas vistas de qualquer ângulo em perspectiva traz benefícios grandiosos à nossa capacidade de desenhar a partir da imaginação.
Esferas, caixas e cilindros podem requerer artifícios diferentes para que possam sugerir aspectos de tridimensionalidade. As caixas dependem, essencialmente, da convergência de arestas, de acordo com os princípios da perspectiva linear; já as esferas não precisam que as linhas convirjam, mas requerem o uso de contornos cruzados (linhas que correm "ao redor" da superfície da forma - como um elástico em volta de uma bola); e os cilindros, por sua vez, utilizam uma mistura das duas coisas: convergência das arestas nas laterais e aberturas diferenciadas das elipses que correspondem ao topo e à base.
Explicando em palavras soa abstrato ou complexo demais? Veja abaixo alguns exemplos visuais sobre como desenhar cada uma das formas básicas 3D... e pratique!
Duração: 5'01"
Desenhe diversas caixas, cilindros e esferas à mão livre em diferentes perspectivas. Você consegue desenhar essas três formas básicas vistas de qualquer ângulo? Todos os seus desenhos parecem tridimensionais e em perspectiva?
Desenhe algumas caixas à mão livre e, em seguida, experimente recortar e adicionar pedaços à vontade, modelando a caixa básica e transformando-a em objetos mais complexos. Se quiser ir além, pratique também com cilindros e esferas!
Quer expandir seus estudos? Aqui vão sugestões de que você pode gostar.
(Vídeo) Autor: Proko
GRATUITO
Achou mais alguma coisa por aí que pode ser útil como material complementar?
Compartilha com o professor: liandroroger@virtual.ufc.br